A Yamaha R1 é uma das motos superesportivas mais cultuadas do mundo. Por isso, para celebrar os 25 anos de seu lançamento, era esperado alguma edição extremamente especial. Pois a divisão europeia da marca revelou oficialmente a edição comemorativa R1 Genuine Yamaha Technology Racing (GYTR) Pro 25th Anniversary Edition, com um dos maiores nomes da história da indústria.
E, de fato, a edição é bastante especial, mas muito limitada. A produção é restrita a apenas 25 unidades, e a Yamaha descreve a moto como a máquina definitiva para pista. De acordo com a fabricante, isso vai além de apenas marketing, já que todas essas peças de desempenho GYTR são diretamente provenientes das corridas e servem para mais do que decorar a edição especial.
A Yamaha afirma que essa motocicleta é uma máquina construída com uma especificação o mais próxima possível de uma superbike de corrida. Dentre as adições estão um garfo Öhlins FGR400 na dianteira, acompanhado por um amortecedor TTX na traseira. Também está incluído um amortecedor de direção Öhlins.
Os freios são Brembo e a R1 GYTR tem um subquadro em fibra de carbono, um tanque de combustível modificado com um centro de gravidade mais baixo, uma ECU da Magneti Marelli, um braço oscilante traseiro desenvolvido especificamente para o Campeonato Mundial de Superbikes (WSBK), e é claro, carenagens em fibra de carbono por toda parte para resistência, leveza e melhor desempenho aerodinâmico.
A Yamaha Motor Research and Development Europe (YMRE) também criou seu próprio módulo GYTR Pro Electronic System (GPES), onde todos os auxílios ao piloto cuidadosamente calibrados são encontrados. Controle de empinada, controle de largada, gerenciamento de freio do motor, controle de tração e mais, tudo isso pode ser ajustado.
Outro detalhe da R1 comemorativa é o radiador feito à mão. E não é apenas ele, já que cada uma das 25 unidades da R1 GYTR Pro 25th Anniversary será exclusivamente montada de maneira artesanal por técnicos em cada uma das 25 lojas GYTR Pro atualmente localizadas em toda a Europa.
Por conta dessa exclusividade, o modelo só podia ser comprado online, com preço sugerido de 159 mil euros, que dá cerca de R$ 835 mil em conversão direta.
Apesar do preço salgado, todas as 25 unidades da edição limitada já foram reservadas na Europa. Entretanto, quem ainda sonha em ter uma unidade da série especial, pode se inscrever em uma fila de espera, caso um dos 25 compradores mude de ideia e desista da compra.
Os dados de potência não foram revelados, mas na Europa a R1 GYTR convencional utiliza um motor de 998 cc de quatro cilindros, com uma transmissão manual de seis marchas. A R1 tradicional utiliza o mesmo propulsor e tem potência de 200 cv e 11,6 kgfm de torque.
Gostou da Yamaha R1 Genuine Yamaha Technology Racing (GYTR) Pro 25th Anniversary Edition? O que acha de séries limitadas de motos? Deixe sua opinião nos comentários.
>> Honda Bros 2024 ganha apenas novos grafismos e fica mais cara
>> Gienia: o bizarro Honda City Hatch que nunca tivemos no Brasil