O Volkswagen Virtus mais uma vez quebra paradigmas no Brasil quando o assunto é preço. Quando a versão GTS foi lançada em fevereiro deste ano por R$ 104.940, ele se tornou o primeiro sedã compacto da história a custar mais de R$ 100 mil. Agora duas versões já estão nesse patamar com a escalada de preço do Virtus Highline.
O GTS custar mais de R$ 100 mil poderia até ser justificável por ser uma versão esportiva, com motor 1.4 que recolhe mais impostos, além de ter diversas peças importadas. Contudo, o Virtus Highline chegar aos seis dígitos impressiona e é o primeiro de sua categoria a fazer isso com a versão topo de linha não esportiva.
Agora custando R$ 100.490, ele sofreu aumento de R$ 1.000 em relação à tabela de preços do mês passado – o que foi suficiente para romper a barreira antes figurada apenas por sedãs médios. Quando foi lançado em 2018, o sedã compacto da Volkswagen na versão topo de linha Highline custava R$ 79.990.
A exceção da versão PCD Sense 1.6 MSI automática de R$ 68.490, nenhuma outra variante do Virtus escapou dos aumentos. A mais prejudicada foi a GTS que encareceu R$ 1.120 e agora custa R$ 115.310.
As demais versões pouco subiram de preço. O Virtus MSI manual encareceu R$ 760, enquanto o automático está R$ 800 mais caro. Na versão Comfortline, a mais barata com motor 1.0 TSI três cilindros turbo de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, o preço subiu R$ 860.
Vale lembrar que as variantes MSI e Sense são equipadas com motor 1.6 MSI de 117 cv e 16,5 kgmf de torque. Já o esportivo Virtus GTS usa motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque.
Preços e versões Volkswagen Virtus
Sense PCD AT – R$ 68.490
MSI MT – R$ 76.050
MSI AT – R$ 82.090
Comfortline TSI AT – R$ 86.250
Highline TSI AT – R$ 100.490
GTS AT – R$ 115.310
>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação
>>Projeção: Volkswagen Nivus GTS pode chegar em 2022
>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes