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VW Saveiro 2024 é lançada com novo visual, mas sem motor turbo e câmbio AT

Renovada mais uma vez, a VW Saveiro 2024 quer acirrar a briga com a Fiat Strada, e chega mais barata que a rival italiana

Royal Enfield Classic 350 flex [reprodução]
Royal Enfield Classic 350 flex [reprodução]

A VW Saveiro 2024 enfim foi lançada. Renovada mais uma vez nesta geração, que estreou em 2009, a picape compacta tentou se aproximar do visual dos irmão mais novos de fábrica, como o Nivus, mas a verdade é que a atualização visual foi menor do que muita gente esperava.

Ao menos, os preços foram reorganizados e ela agora custa menos que a Fiat Strada na versão de entrada, com uma diferença que chega a quase R$ 5 mil. Isto mostra que a estratégia da Volkswagen não é tanto brigar com as versões com apelo para o lazer da rival, mas sim focar nos modelos com proposta de trabalho.

Em relação ao visual, a maior mudança foi na dianteira da picape. O capô ficou mais alto e com um degrau na parte inferior. Os faróis ganharam um novo formato, inspirados nos do Nivus, enquanto a grade também foi alterada. O para-choque foi redesenhado, com uma grade inferior em novo formato e ficando menos bicudo, o que aumentou o ângulo de ataque da picape, que passou a ser de 23,8 graus.

VW Saveiro 2024 [divulgação]
VW Saveiro 2024 [divulgação]

A suspensão dianteira foi retrabalhada, com novas molas e amortecedores, o que rendeu 10 mm a mais na altura. Com isso, o vão livre do solo passa a ser de 19 cm. Já a suspensão traseira manteve as molas helicoidais. Os freios continuam sendo a disco nas quatro rodas, sendo ligeiramente maiores na Saveiro 2024.

Já a parte posterior da picape ganhou uma nova lente para as lanternas, mas o formato foi mantido. As versões intermediária e topo de linha ganharam ainda um adesivo cinza na tampa da caçamba que une as duas lanternas, para tentar simular o visual do T-Cross, mas sem ser um elemento plástico como no SUV.

VW Saveiro 2024 [divulgação]
VW Saveiro 2024 [divulgação]

Motor conhecido

O que não mudou é o motor 1.6 MSI 16v de 116 cv e 16,1 kgfm de torque. Ele continua sendo acoplado ao câmbio manual de cinco marchas, independentemente da versão. Segundo a Volkswagen, somente a plataforma MQB vai utilizar motores turbo, por estratégia da marca. Já o câmbio automático, que já equipou o Gol e o Voyage, não foi introduzido por fugir da proposta da picape.

Embora a marca não tenha admitido isso, daria um certo trabalho a mais para homologar a transmissão na Saveiro. Por ser um veículo de carga, talvez fosse necessário realizar algum reforço no modelo ou na transmissão, o que elevaria os custos de desenvolvimento.

VW Saveiro 2024 [divulgação]
VW Saveiro 2024 [divulgação]

E, como pode ser visto nas mudanças, a ideia era renovar a picape, mas sem gastar muito com o desenvolvimento do projeto.

Interior familiar

Se o motor não mudou nada, o interior recebeu leves mudanças. O painel central e das portas segue basicamente o mesmo, mas há um novo friso que recebe o nome da picape na versão de entrada, ou simula um aço escovado, no caso do modelo mais caro.

Os bancos também são os mesmos, mas receberam um novo revestimento. Nos modelos mais baratos, o painel de instrumentos segue igual, mas na nova versão topo de linha, a Extreme, um novo grafismo foi implementado. 

VW Saveiro 2024 [divulgação]
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Itens de série

A versão de entrada da VW Saveiro 2024 continua sendo a Robust com cabine simples, mas ela também pode ser comprada na cabine dupla. De série, ela traz ar-condicionado, direção hidráulica, controle de estabilidade, assistente de partida em subida, DRL, sensor de estacionamento traseiro, porta USB, vidros e travas elétricos, protetor de caçamba, e rodas de 15 polegadas com calotas.

A intermediária é a Trendline, que só conta com cabine simples. Ela acrescenta o para-choque dianteiro, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, faixa lateral e tecidos nas portas, computador de bordo e alarme antifurto. 

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Como opcional, é possível optar por dois pacotes. O de interatividade acrescenta central multimídia Composition Touch de 6,5 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay, e volante multifuncional. Ele custa R$ 2.180.

Já o pacote Trendline Conforto acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, capota marítima, ganchos deslizantes na caçamba, câmera de ré e coluna de direção com ajuste de altura e profundidade. Nesse caso, o pacote é vendido por R$ 5.255.

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A versão mais completa passa a ser a Extreme, que substitui a Cross. Ela conta com rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisores pintados em Preto Ninja, santantônio, capota marítima, faróis de neblina, bancos em couro, câmera de ré, central multimídia Composition Touch, volante multifuncional revestido em couro, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e sensor de pressão dos pneus.

Só há um opcional para a versão mais completa, que é o pacote Tech. Por R$ 2.160, ele acrescenta piloto automático, assistente de descida (HDC), sensor crepuscular e de chuva, ABS off-road e retrovisor interno eletrocrômico.

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Preços VW Saveiro 2024

  • Robust CS: R$ 95.770
  • Trendline CS: R$ 101.490
  • Robust CD: R$ 109.710
  • Extreme CD: R$ 114.580

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