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Volkswagen Polo 2022 realmente se transformou em um mini-Golf

Esperado para o Brasil em 2022, novo Volkswagen Polo tem visual renovado e totalmente inspirado no Golf

Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]

Quando a Volkswagen relançou o Polo no Brasil em 2017, ele foi anunciado nas propagandas como mini-Golf. Ainda que eles tivessem suas semelhanças visuais, os irmãos tinham certa distância. Agora reestilizado, o Polo 2022 realmente veste a carapuça de versão em miniatura do hatch médio.

Revelado na Europa, o novo Polo reestilizado deverá chegar ao Brasil somente no próximo ano. O modelo atual será mantido na versão de entrada Track, que ainda deverá receber visual aventureiro. Já o hatch reestilizado deverá subir o patamar de preços – assim, a versão Highline também deve passar dos R$ 100 mil, como já aconteceu com a GTS.

Seguindo a moda

Tal qual aconteceu com a reestilização do Renault Sandero brasileiro, o Volkswagen Polo 2022 ganhou lanternas de LED que invadem a tampa do porta-malas. O formato externo foi mantido tal qual o modelo atual, mas a parte interna foi toda modificada. Feita totalmente em LED, ela tem visual inspirado no Golf mk8.

Volkswagen Polo 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo 2022 [divulgação]
Novo para-choque traseiro traz área maior para a placa. Por conta do novo desenho das lanternas, os refletores foram reposicionados no para-choque, fazendo par com o novo aplique plástico preto na parte inferior.

O Polo 2022 traz novos faróis full-LED em todas as versões. Como destaque para as variantes equipadas com sistema adaptativo IQ.Light, o novo hatch tem faixa iluminada na grade frontal. É exatamente a mesma tecnologia de iluminação e grade com LED que foi aplicada no SUV médio Taos no Brasil.

Volkswagen Polo 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo 2022 [divulgação]
O para-choque apresenta entrada de ar única e maior que antes. A área das luzes de neblina (agora em LED) é separada apenas por um friso na cor da carroceria. Na versão R-Line, o Polo 2022 tem apliques em plástico preto brilhante e uma falsa saída de escape na traseira.

Heranças do Nivus

Além do novo logotipo da Volkswagen, o Polo 2022 herdou alguns itens do Nivus. O volante é o mesmo do SUV cupê, que será vendido na Europa como Taigo. Ele traz também manopla de câmbio do T-Cross e sistema de ar-condicionado digital sensível ao toque igual ao do Tiguan reestilizado.

Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]
Do Nivus ainda vem a nova coloração interna mais escura, que deixa o interior mais refinado visualmente. O Polo reestilizado ainda traz painel de instrumentos digital Active Info Display de 8 polegadas para todas as versões como item de série. Contudo, as variantes mais caras contam com o Digital Cockpit Pro de 10,25 polegadas com mais recursos.

Aqui no Brasil é esperado que o Polo 2022 ganhe também alguns itens do Nivus. Entre eles estarão o volante e a central multimídia VW Play. O hatch compacto poderá ganhar melhorias no acabamento com a reestilização, já que esse sempre foi um item bastante criticado tanto nele quanto no restante da família Polo (Virtus, Nivus e T-Cross).

Volkswagen Polo 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo 2022 [divulgação]

Mudanças e manutenções

A Volkswagen manteve as mesmas opções mecânicas de antes no Polo 2022 europeu. As versões de entrada usam motor 1.0 MPI de 80 cv, enquanto as demais usam o 1.0 TSI com 95 cv ou 110 cv. A transmissão manual de cinco marchas é item de série para os motores menos potentes, enquanto os modelos TSI podem usar caixa de dupla embreagem com 7 marchas.

As versões também mudaram. Saem de linha as designações Trendline, Comfortline e Highline, entram Life, Style e R-Line. A variante de entrada passa a se chamar simplesmente Polo, sem nenhum sobrenome. O Polo GTI será lançado em um segundo momento e inspirará o visual do GTS brasileiro.

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