Enquanto aqui no Brasil a Volkswagen assistiu ao lançamento do Fiat Pulse sem fazer movimentações no Nivus, lá na Argentina ele estará pronto para o ataque. O SUV cupê ganhará uma nova versão de entrada Trendline com motor do up! TSI. A dúvida é ainda sobre o câmbio: será que a Volks lançará o tão desejado Nivus manual?
Produzido no Brasil, o que não necessariamente garante que ele será vendido aqui, o novo Nivus 170 TSI foi confirmado por Martín Massino, diretor comercial da Volkswagen Argentina em entrevista à Cars Magazine. “Antes do fim do ano lançaremos o Nivus 170 TSI na Argentina como a nova versão de entrada da gama”, afirmou o executivo.
A ideia do modelo é atuar como versão mais barata do SUV alemão e pegar o Fiat Pulse 1.3, que ainda será lançado por lá. Caso venha a ser vendido no Brasil, o que é uma possibilidade, esse Nivus 170 TSI poderia custar abaixo de R$ 100 mil. Vale lembrar que o Comfortline hoje parte de R$ 108.680.
Essa faixa de preço já coloca o Volkswagen Nivus Comfortline brigando diretamente com o Fiat Pulse Audace, a segunda versão mais cara. O SUV da Fiat ainda tem as variantes Drive 1.3 de R$ 79.990, Drive 1.3 CVT de R$ 89.990 e Drive 1.0 turbo de R$ 98.990. Não seria difícil ver o novo Nivus 170 TSI com preço intermediário entre os Pulse Drive 1.3 e Drive turbo.
Menos preço, menos potência
Para baixar o preço, o Nivus de entrada também baixará a potência. O motor segue o 1.0 TSI três cilindros turbo. Contudo, ao invés de oferecer os 128 cv e 20,4 kgfm de torque das versões Comfortline e Highline, ele passará a entregar os 105 cv e 16,8 kgfm que oferecia o up! TSI. É por isso que a sigla troca de 200 TSI para 170 TSI.
A dúvida que resta ainda é qual a transmissão que o modelo utilizará. A chance maior é que a Volkswagen oferecerá o novo Nivus de entrada com transmissão automática de seis marchas, como o restante da linha. Contudo, existe a possibilidade de uma variante manual de seis marchas, que é desejada há tempos pelo mercado desde o lançamento do SUV cupê.
>>Fiat Pulse Impetus vs. VW Nivus Highline: quem entrega mais por menos?
>>Tiguan sai de linha, Taos se torna o SUV mais caro da VW no Brasil
>>Fiat Pulse traz o que o Argo tem de melhor e além | Impressões