Nem sempre a grama do vizinho é mais verde, certo? Prova disso é que o Volkswagen Nivus vendido na Europa ganhou mais potência. Só que o SUV cupê, que por lá adota o nome Taigo, ainda é mais fraco que a variante vendida no Brasil. O incremento de potência é uma das novidades da linha 2024.
Tanto no Brasil, quanto na Europa, o Volkswagen Nivus usa motor 1.0 TSI três cilindros turbo. Com o Taigo, o modelo conta com 95 cv nas versões de entrada ou 110 cv nos modelos mais caros. Agora na linha 2024, a Volkswagen deu 5 cv a mais para o modelo, que passa a 115 cv nas variante mais potente do 1.0 TSI.
Só que aqui no Brasil esse mesmo motor rende 128 cv no Nivus. Ou seja, 13 cv a mais que a versão mais potente do Taigo 1.0 TSI. Há uma versão de 116 cv deste 1.0 no Brasil, usada pelo Polo e pelo Virtus de entrada, que ainda assim é mais potente que o 1.0 TSI mais forte da Europa. Esse motor também será usado nos Nivus mais baratos após a reestilização.
Mudança de câmbio
A vantagem do Nivus brasileiro para por aí. Afinal, o Taigo traz opção de câmbio manual de seis marchas, nunca oferecido ao SUV no nosso país. Há também uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas – mais moderna que a já cansada caixa automática de seis marchas adotada por aqui.
Isso tem efeito prático no Taigo, já que ele tem consumo excelente de 18,1 km/l no modelo manual e 16,9 km/l no automático. Comparativamente, o Nivus faz média de 13,5 km/l com gasolina. Ainda assim, o nosso é mais rápido, fazendo de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos contra 10,9 segundos do Taigo automático e 10,4 segundos do manual. Só não esqueça que o Taigo tem também uma versão 1.5 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque que não temos no Brasil.
Acha que o nosso Nivus ainda é melhor que o Taigo? Conte nos comentários.
>>VW Polo explode em vendas e prova que é o novo Gol
>>Nivus prova que a Volkswagen tem que deixar o Brasil fazer | Avaliação