Repare bem no interior do Volkswagen ID.2all. Ainda que seja um conceito, esse compacto elétrico mostra como será a próxima fase de cabines da VW. A marca promete dar fim aos plásticos duros e que voltará a ter comandos físicos para coisas importantes, como o ar-condicionado. As mudanças vieram depois de duras críticas da imprensa e clientes.
Em entrevista à revista britânica Autocar, Darius Watola, designer de interiores da Volkswagen, revelou que o ID.2all é um conceito que “mostra uma nova abordagem de nossos modelos baseado no recente feedback dos nossos consumidores”. Apesar de conceitual, o modelo tem muito dos próximos VW.
Segundo o designer, os consumidores preferem mais botões físicos e quem, para a grande maioria, “uma experiência puramente touch não é o suficiente e eles esperam por botões físicos e iluminados para coisas importantes”. Ele se refere, especialmente, à polêmica envolvendo os comandos de ar do Golf e dos modelos ID.
Recentemente, a marca adotou pequenas superfícies touch sem iluminação abaixo da central multimídia para controlar o ar-condicionado. Os comandos foram duramente criticados pela pouca usabilidade. O mesmo vale no Brasil onde Polo, Virtus, T-Cross, Taos, Nivus e Tiguan trocaram os comandos físicos de ar por um confuso touch.
Para o futuro, a Volkswagen voltará a usar comandos físicos em elementos importantes. E não será somente comandos separados e visíveis, mas com resposta tátil de algo móvel, também considerando as críticas aos comandos sensíveis ao toque que foram usados no volante dos recentes modelos da marca.
Além disso, a VW promete que terá interior com melhor qualidade. O designer explicou que a marca visa não usar mais plásticos duros, cola, couro e cromados dentro da cabine. O ID.2all, mesmo sendo um modelo de entrada elétrico para a marca, já tem cabine toda revestida em materiais macios. E a ideia é que isso vire padrão nos modelos da marca.
Você é contra ou a favor de tudo ser touch? Conte nos comentários.
>>Governo incentiva carros a combustão; Toyota, VW e GM são contra
>>Jeep da Volkswagen receberá R$ 49 milhões de ajuda do governo
>>Flagra: Volkswagen Amarok reestilizada tem frente de Saveiro