A VW está em busca de um parceiro para acelerar o desenvolvimento de um novo modelo de carro elétrico com preço acessível. Segundo informações do site Automotive News Europe, a montadora alemã está em negociações iniciais com a Renault, para que essa parceria possa sair do papel.
De acordo com as informações, as conversas entre as duas empresas estão em estágio inicial e têm como objetivo atingir uma produção anual entre 200 mil e 250 mil veículos para cada montadora. No entanto, é importante ressaltar que as discussões ainda estão em andamento e podem não se concretizar.
Enquanto a Volkswagen se mantém em silêncio sobre o assunto, um porta-voz da Renault afirmou que há diferentes discussões em curso, mas nada foi finalizado até o momento.
União VW e Renault quer frear chineses
A busca por uma parceria tem como objetivo principal afastar a preocupante concorrência dos rivais chineses. A marca francesa já está se adiantando ao planejar o lançamento do novo Renault 5 em 2024, um ano antes do modelo ID.2all da VW entrar em produção em série.
Além disso, a Renault também tem planos para o renascimento do R4 em 2025 e para a próxima geração do Twingo, sendo este último o veículo elétrico de entrada da empresa, com previsão de início das vendas em 2026.
Para os modelos Renault 5, R4 e Twingo, a montadora francesa utilizará a plataforma Ampr Small , que já foi chamada de CMF-BEV. No entanto, apesar de serem vendidos como veículos elétricos, esses modelos não utilizarão uma arquitetura exclusiva para carros movidos a eletricidade, já que até 70% das peças serão provenientes da plataforma CMF-B, que já é utilizada na Europa e vai estrear no Brasil no Kardian.
Ainda não está claro se o carro elétrico de entrada da Volkswagen terá alguma relação com o novo Twingo ou se a montadora planeja desenvolver uma nova arquitetura. No entanto, é certo que o veículo mais barato da Renault custará abaixo do limite de 20 mil euros e vai entrar no lugar do atual Twingo Z.E., que já é vendido na Europa.
Acredita que essa união entre VW e Renault vai dar certo? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Jeep Commander 2024 perde equipamentos e fica mais caro
>> Stellantis troca Jeep Avenger por novos Pulse, Fastback e Uno
>> Jeep Renegade vai sair de linha fora do Brasil, mas aqui terá nova geração