A VW está planejando o lançamento de novos modelos e motores híbridos no Brasil. A informação foi revelada pelos sindicatos e divulgada pelo site argentino 16valvulas, e dizem que a caminhonete intermediária da empresa deve sair mesmo do papel.
De acordo com os sindicatos dos Metalúrgicos ABC, Taubaté e Curitiba, a marca alemã está desenvolvendo quatro projetos, sendo pelo menos um para cada planta. Os planos incluem uma picape compacta que substituirá a Saveiro, o SUV que pode se chamar Yeh e motores híbridos Flex.
A fábrica de Anchieta/São Bernardo do Campo será responsável pela produção de dois modelos com motor híbrido, utilizando uma nova versão da plataforma MQB-A0 em desenvolvimento pela Skoda. Esses modelos, conhecidos internamente como Evo, irão complementar ou substituir a atual gama fabricada na planta, que inclui Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.
Já o complexo industrial de Taubaté ficará encarregado por um modelo inédito que será posicionado abaixo do Nivus, que será o Gol SUV, ou Yeh. O lançamento está previsto para 2025 e uma versão híbrida parece estar nos planos.
A planta de São José dos Pinhais (PR) da VW também terá uma novidade: uma caminhonete compacta inspirada no conceito Tarok. Rumores indicam que essa picape será um pouco menor para competir com outros modelos compactos no mercado, seguindo a estratégia da Chevrolet com a nova Montana. Uma versão híbrida também é cogitada.
Motores híbridos da VW no Brasil
Além dos novos modelos, a fábrica de São Carlos, responsável pela produção de motores, irá produzir os novos conjuntos híbridos da Volkswagen. A empresa tem trabalhado no desenvolvimento de um motor híbrido flex há vários anos, utilizando um Golf como protótipo para testes. Além disso, o motor 1.4 TSI será atualizado para se tornar o 1.5 TSI Evo, preparado para sistemas de eletrificação. Uma variante mild-hybrid Flex do motor 1.0 TSI também pode ser oferecida.
A Volkswagen ainda não confirmou oficialmente essas informações, mas afirmou que está avançando nas negociações com os sindicatos e não pode fornecer mais detalhes no momento.
Entretanto, como a marca precisa de novidades para o mercado brasileiro, o cenário descrito na matéria argentina é bastante plausível, principalmente porque sabemos que o projeto do novo SUV compacto está a todo vapor.
Acha que a caminhonete da VW vai conseguir brigar com a Fiat Toro ou Chevrolet Montana? Deixe nos comentários a sua opinião.
.
>> 5 carros que não fazem sentido terem sido lançados no Brasil