Dentro do grupo Volkswagen existem diversos modelos que são equivalentes. O Audi RS e-tron GT é a versão três argolas do Porsche Taycan. Já o Volkswagen Touareg sempre foi o primo menos rico do Porsche Cayenne. Mas e esse conceito Atlas Cross Sport GT da Volkswagen: seria ele o Lamborghini Urus da classe média?
O modelo especial criado pela Volkswagen é baseado no Atlas Cross Sport, versão cupê do SUV grande Atlas. O modelo é destinado ao mercado norte-americano, mas é também vendido na China – onde é chamado Teramont (ou Teramont X na versão cupê).
Em relação ao modelo padrão, o GT recebe suspensão mais baixa e rodas de liga-leve ABT Sport HR Aerowheels de 22 polegadas com pintura preta e azul. A parte interna combina com a carroceria Azul Kingfisher pintada a mão – o tom é exclusivo de alguns modelos da Volkswagen Europa.
Há ainda partes cromadas substituídas por acabamento preto brilhante, como na grade frontal, emblema lateral e detalhes nos para-choques. Pinças de freio Tarox com oito pistões foram incluídas para melhorar a performance do Volkswagen Atlas.
O Cross Sport GT traz ainda interior com detalhes em Azul Esvogelbau. O tom é encontrado nos cintos de segurança, tecidos das portas e dos bancos, além das costuras em volante e manopla de câmbio. Por falar na transmissão, ela recebe uma manopla nova inspirada nos Gol GTI clássicos.
Recaro e turbo: Gol GTI?
Há ainda bancos concha individuais na traseira, seguindo o mesmo padrão da dianteira. Eles mesclam couro com Alcântara e são assinados pela Recaro. Um console entre os bancos traseiros imita o desenho da peça usada na dianteira.
Para não dizer que o Atlas Cross Sport GT ficou só na aparência, ele recebeu uma nova turbina IS38 e um radiador adicional. Com isso, o motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo passou a entregar 300 cv. Ele é controlado por uma transmissão automatizada de dupla embreagem DSG com sete marchas. Há também tração nas quatro rodas 4MOTION.
>>Primeiro Volkswagen elétrico produzido no Brasil é um caminhão
>>Efeito VW: será que os carros da Opel ficaram parecidos demais?
>>Nova geração do Lamando é diferente de todos os outros Volkswagen