A estratégia da Volvo em converter o XC40 para um modelo totalmente elétrico parece ter dado certo. Prova disso é que ele vendeu bem mais que seus rivais diretos BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA. Esse é um feito impressionante para um carro totalmente movido a baterias rivalizando direto com modelos a combustão.
A Volvo foi inteligente em sua mudança de estratégia, visto que manteve preços competitivos do XC40 dentro da categoria, sendo parelho ao BMW X1 e ao Audi Q3, que só são vendidos em versões a combustão. Essa é a única categoria em que um carro elétrico e um rival a combustão custam próximos, ainda que o XC40 seja mais caro.
Vale lembrar que o Volvo tem duas versões com preços entre R$ 329.950 e R$ 399.950, enquanto o BMW custa entre R$ 289.950 a R$ 330.950 em três versões e o Audi fica entre R$ 285.990 e R$ 352.990. Ou seja, praticamente o Volvo começa onde seus rivais terminam em preço, mas igualmente equipado.
Segundo dados da Fenabrave, em novembro o Volvo XC40 vendeu 257 unidades contra 213 do Audi Q3 e apenas 74 unidades do BMW X1. Com isso, o Volvo XC40 foi o SUV de luxo mais vendido do Brasil em novembro. Contudo, no acumulado do ano, o BMW X1 está à frente com 3.451 unidades vendidas contra 1.606 unidades do XC40 e 1.354 unidades do Q3.
Ou seja, no fechamento do de 2022, o BMW X1 deverá se manter como o SUV de luxo mais vendido do Brasil e dificilmente o Volvo XC40 deve ultrapassá-lo. Mesmo que nos últimos meses o modelo sueco tem dado um banho no alemão.
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