Ainda que o carro elétrico popular tenha aberto espaço no mercado brasileiro nos últimos anos, os modelos de luxo ainda dominam esse tipo de categoria. Prova disso é que, em novembro, o Volvo XC40 foi o carro elétrico mais vendido do Brasil. Ele, aliás, deve fechar o ano na liderança e com folga larga.
Com 257 unidades vendidas no penúltimo mês de 2022, o SUV sueco elétrico foi o único a vender mais de 100 unidades em novembro, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). O segundo colocado é o carro elétrico mais barato do Brasil, o Renault Kwid E-Tech com 88 unidades emplacadas.
Seu rival direto, o JAC E-JS1 ficou em quinto lugar com 37 unidades vendidas. Já o CAOA Chery iCar, o segundo carro elétrico mais barato do Brasil e menor carro à venda no país, fechou novembro em nono lugar com 27 unidades comercializadas. Ele empatou nas vendas com o Volvo C40, versão cupê do XC40 e que, por enquanto, só tem a versão mais cara disponível.
A lista ainda tem o novato Peugeot e-2008 em oitavo lugar com 28 unidades vendidas logo na sua estreia. Nissan Leaf em segundo lugar tem grande parte de suas vendas feitas para locadoras, enquanto o Mini Cooper S E em quarto lugar tem apelo entre os fãs da marca. Por coincidência, os dois únicos SUVs elétricos da BMW no Brasil empataram em sexto lugar.
Carros elétricos mais vendidos do Brasil em novembro
1. Volvo XC40 – 257 unidades
2. Renault Kwid E-Tech – 88 unidades
3. Nissan Leaf – 63 unidades
4. Mini Cooper S E – 47 unidades
5. JAC E-JS1 – 37 unidades
6. BMW iX e iX3 – 31 unidades cada
8. Peugeot e-2008 – 28 unidades
9. Volvo C40 e CAOA Chery iCar – 27 unidades cada
>>Renault Kwid E-Tech volta a ser carro elétrico mais barato do Brasil
>>Volvo revela imagens de um SUV elétrico menor que o XC40
>>Zeekr: dona da Volvo cria rival para a Volkswagen ID. Buzz