Faz 25 anos que o último Volvo de tração traseira morreu, mas a marca sueca decidiu voltar com esse tipo de layout graças à tecnologia. De maneira muito simples, agora a Volvo oferece o XC40 e o C40 com todos os tipos de opção de tração: dianteira, traseira e nas quatro rodas. Tudo graças à eletricidade.
O Volvo XC40 e seu irmão C40 nasceram com plataforma destinada ao uso de tração dianteira, com opção de tração integral quando fosse necessário. Depois que se tornaram carros elétricos, a movimentação das rodas ficou mais fácil com a inclusão de um motor em cada eixo, especificamente na versão P8, e somente na dianteira no modelo de entrada P6.
Só que agora a Volvo passa a oferecer na Europa uma nova variante só com o motor no eixo traseiro. Ainda não foi confirmado se o XC40 e o C40 com tração traseira são ou não oferecidos em nosso mercado. Para esse layout, a Volvo oferece duas configurações, ambas, obviamente, só com motor no eixo posterior.
A variante de entrada tem 235 cv e baterias de 69 kWh, o que provém 470 km de autonomia. Já a versão de topo entrega 248 cv com baterias de 82 kWh, resultando em ótimos 530 km de autonomia. Hoje no Brasil, vale lembrar, que o XC40 tem versão de dois motores com 408 cv e baterias de 78 kWh que levam ele a rodar 400 km com carga total.
Essa versão mais potente também é oferecida ao C40, ao contrário do modelo de entrada com motor dianteiro. Nessa configuração, o XC40 traz 231 cv e baterias de 69 kWh para uma autonomia também de 400 km. Ou seja, a nova versão com tração traseira é mais potente e roda mais que o modelo de entrada com tração dianteira.
A Volvo ainda aproveitou as mudanças de ano modelo para atualizar as baterias do XC40 e do C40 com dois motores. Agora com 82 kWh, ele chega a 510 km com carga total. O sistema de resfriamento das baterias foi atualizado para prover alguns quilômetros extras.
A atualização deve ser feita no Brasil em breve, enquanto a vinda do Volvo XC40 ou do C40 com tração traseira ainda é mistério.
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