O Volvo EX30 deu o que falar na última semana, quando o elétrico mais acessível da marca sueca foi lançado no Brasil. E, aparentemente, a demanda pelo modelo será alta, já que em apenas cinco dias de pré-venda, o SUV alcançou um número considerável de vendas, maior até que a média mensal do CAOA Chery Tiggo 7.
De acordo com a fabricante, o SUV elétrico já teve 1.000 unidades comercializadas desde o início da pré-venda. Além disso, os indicadores da Volvo mostram que 90% dos compradores são novos clientes da marca, tendo o primeiro contato com a empresa por meio do EX30.
Curiosamente, a versão mais procurada tem sido a Ultra, que é a topo de linha do carro. Segundo a Volvo, a versão tem correspondido por mais da metade das encomendas. As cores mais vendidas são a Vapour Grey e Onyx Black. Já o interior mais escolhido é o na tonalidade Indigo.
Outro ponto curioso é a faixa de idade dos compradores. Mais da metade têm menos de 45 anos, enquanto que em outros modelos da Volvo esse número sempre ficou abaixo dos 40%, o que mostra uma renovação do público-alvo do EX30.
Por enquanto, o EX30 é oferecido ao mercado brasileiro em 4 versões diferentes. A mais acessível é a Core Engine, a qual tem bateria com capacidade de 51 kWh. Todas as outras 3 variantes, a Core Extended Range, Plus e a Ultra contam com bateria de capacidade 69 kWh. Os modelos são equipados com um motor elétrico de 275 cv e 34,9 kgfm de torque. A versão Performance chegará em 2024.
O Volvo EX30 tem como velocidade máxima 180 km/h e sua aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 5,7, na variante mais acessível e 5,3 nas demais. Sua traçãoé sempre traseira, e a autonomia pelo ciclo WLTP é de 340 ou 470 km, a depender da versão. O SUV compacto pode atingir a velocidade de recarga de 153 kW. Assim, para recarregar de 10% até 80%, o condutor precisa de 25 minutos.
>> Nissan relança Kicks XPlay na linha 2024 do SUV
>> Honda lança scooter elétrica dobrável por menos de R$ 5 mil
>> Novo Volkswagen Tiguan é apresentado e deixa brasileiro velho