Destaque

Confirmado para o Brasil, Volvo EX30 é o novo SUV mais barato da marca

Com painel no estilo Tesla e porte menor que o XC40, o novo Volvo EX30 marca a entrada da montadora no segmento dos SUVs compactos

Volvo EX30 [divulgação]
Volvo EX30 [divulgação]

O Volvo EX30 foi revelado por completo nesta quarta-feira. É o menor e menos caro SUV da marca, assumindo o posto de veículo de entrada da fabricante sueca. Já confirmado para o Brasil, ele deve chegar custando na casa dos R$ 300 mil, já que o XC40 mais em conta custa cerca de R$ 340 mil atualmente. 

Embora o XC40 possa ser considerado compacto, o EX30 é ainda menor. São 4,23 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. O porta-malas abriga 320 litros, medida equivalente ao do Jeep Renegade, mas ao menos é possível levar mais 15 litros de bagagem no bagageiro dianteiro.

São duas opções de conjunto elétrico para o EX30. O carro de entrada da Volvo conta com a configuração com um motor e 272 cv, que faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A bateria tem autonomia para 350 km no ciclo WLTP, tornando este veículo uma boa opção urbana. 

Volvo EX30 [divulgação]
Volvo EX30 [divulgação]
Para quem precisa de mais autonomia, é possível adquirir a configuração com bateria de níquel-colbato-manganês (NMC) de 69 kWh. Esse material consegue ser mais eficiente que o lítio-ferro-fosfato (LFP) utilizado na versão de entrada. Dessa forma, mesmo mantendo a potência, o tempo até os 100 km/h cai para 5,3 segundos, com até 480 km de autonomia, de acordo com a WLTP.

É possível recarregar o SUV em carregadores ultrarrápidos, que conseguem fazer a bateria atingir os 80% de carga em cerca de 25 minutos. E como é comum aos carros da Volvo, o EX30 tem um bom pacote de segurança. As portas travam caso perceba que há algum veículo próximo ao SUV, impedindo que o ocupante sofra algum acidente.

Volvo EX30 [divulgação]
Volvo EX30 [divulgação]
Além disso, o modelo oferece frenagem autônoma de emergência, com detecção de pedestres, sendo capaz de evitar colisões frontais.

Equipamentos Volvo EX30

Há também uma boa lista de equipamentos de série. Há rodas de 18, 19 ou 20, pintura bi-tom, LEDs nos faróis, controle de cruzeiro adaptativo com assistência de direção, aquecimento nos assentos e no volante, ar-condicionado digital, sistema de som Harman Kardon de 1.040 W, e central multimídia de 12,3 polegadas que oferece Apple CarPlay, Android Auto e Google Assistant.

[divulgação]
[divulgação]
A tela também traz as funções do painel de instrumentos, o que deixa a cabine com um ar de Tesla, mas deixa o velocímetro no centro, uma posição um tanto quanto incômoda.

Cross Country

Para 2024 a Volvo vai oferecer a versão Cross Country ao EX30. Até agora, os detalhes são mínimos, mas sabe-se que ele terá uma maior distância entre o solo e terá um kit especial, incluindo rodas exclusivas com pneus mais dedicados para o uso em pisos de terra, além de protetores na frente, traseira e laterais. Detalhes pretos na carroceria também serão adotados.

>> Fiat reduz preços de quase toda a linha; desconto chega a R$ 11.050

>> Citroën C3 e Peugeot 208 também ficam mais baratos no Brasil

>> Chevrolet já testa seu SUV elétrico rival do Volvo XC40