A marca sueca Volvo teve de adiar o lançamento do seu novo modelo, o EX90. No anúncio feito pelo CEO da marca, Jim Rowan, este atraso aconteceu devido à um problema no sistema LiDAR, um dos recursos tecnológicos que auxilia na condução do veículo.
Como a partir do EX90, a Volvo terá este sistema padrão nos seus carros, os engenheiros optaram por em primeiro lugar, cuidar das pequenas falhas para depois fazer o lançamento do modelo.
Esta ideia de adiar a estreia do veículo, é uma ajuda para a equipe de produção. Já que dessa forma, existe um tempo maior para os engenheiros alinharem o sistema com a plataforma SPA2 do novo Volvo.
Volvo EX90 é bastante tecnológico
O LiDAR é desenvolvido pela startup de carros autônomos Luminar Technologies e já está presente no Volvo elétrico. Ele será de série no novo SUV, enquanto que no Polestar 3, é um dos opcionais.
Câmeras, radares e sensores fazem parte deste sistema de monitoramento. Um de seus diferenciais é que ele pode detectar pedestres com uma distância de até 250 metros, mesmo em altas velocidades.
Essa tecnologia serve como um escudo de segurança tanto ao público externo quanto aos passageiros dos carros. Segundo seus desenvolvedores, o LiDAR pode evitar qualquer tipo de acidente.
Para Jim, adiar o lançamento do Volvo EX90 em até seis meses não foi uma decisão fácil. O novo SUV será produzido na fábrica de Ridgeville, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos somente em 2024.
>>Volvo lança versão barata para o C40 e dá mais potência ao XC40
>>Renault e dona da Volvo vão produzir motores juntas
>>Volvo EX30: SUV menor que o XC40 é revelado em primeiras fotos