Novidades

Volkswagen admite que volante com botão touch foi uma má ideia

Criticado pelos consumidores, controles touchscreen da Volkswagen no volante podem causar uma série de toques em comandos indesejados

Volkswagen [divulgação]
Volkswagen [divulgação]

Desde o lançamento da oitava geração do Golf, a Volkswagen vem adotando um novo padrão de volante com comandos sensíveis ao toque. O recurso que deveria ser um novo ponto de modernidade na marca, não foi bem aceito para os consumidores.

Um dos motivos é que comandos sensíveis ao toque podem selecionar funções que não eram desejadas simplesmente porque o condutor passou a mão sobre a área do comando. Ou seja, pode mais irritar do que ajudar. Imagina passar uma música preferida sua ou até mesmo aumentar o volume consideravelmente?

Por meio do perfil do LinkedIn de Thomas Schäffer, CEO da Volkswagen, a marca confirmou que vai voltar a ter volantes com botão de verdade: “Estamos aprimorando nosso portfólio e nosso design, além de criar uma nova simplicidade na operação de nossos veículos. Por exemplo, estamos trazendo de volta o volante com botão de pressão! É isso que os clientes querem da VW”.

Volkswagen Golf [divulgação]
Volkswagen Golf [divulgação]
Se essa demanda partiu dos consumidores, é possível que a Volkswagen resolva o problema que ela mesmo criou em todos os carros que contam com esse volante. A onda começou com o Golf e pode terminar com ele. O hatch médio tem uma reestilização já em fase inicial de desenvolvimento e que será apresentada na Europa em meados de 2023.

O problema de comandos touchs não é um único da Volkswagen. Uma série de marcas estão adotando sistemas de controle por meio de botões sensíveis ao toque ou até mesmo minimizando a quantidade de controles físicos por controles por toque, fazendo até mesmo que as centrais multimídia operem comandos dos mais simples. Até mesmo o sistema de ar-condicionado virou touch em muitas marcas, o que mais atrapalha do que realmente ajuda.

Volkswagen ID. Buzz [divulgação]
ID. Buzz [divulgação]

>>Volkswagen Taigo é o primo rico do Nivus? | Vídeo

>>Fábrica da Volkswagen ia falir se fizesse rival da Fiat Fiorino

>>RIP VW Voyage: sedã deixa de ser fabricado e Gol será o próximo