Desde o lançamento da oitava geração do Golf, a Volkswagen vem adotando um novo padrão de volante com comandos sensíveis ao toque. O recurso que deveria ser um novo ponto de modernidade na marca, não foi bem aceito para os consumidores.
Um dos motivos é que comandos sensíveis ao toque podem selecionar funções que não eram desejadas simplesmente porque o condutor passou a mão sobre a área do comando. Ou seja, pode mais irritar do que ajudar. Imagina passar uma música preferida sua ou até mesmo aumentar o volume consideravelmente?
Por meio do perfil do LinkedIn de Thomas Schäffer, CEO da Volkswagen, a marca confirmou que vai voltar a ter volantes com botão de verdade: “Estamos aprimorando nosso portfólio e nosso design, além de criar uma nova simplicidade na operação de nossos veículos. Por exemplo, estamos trazendo de volta o volante com botão de pressão! É isso que os clientes querem da VW”.
Se essa demanda partiu dos consumidores, é possível que a Volkswagen resolva o problema que ela mesmo criou em todos os carros que contam com esse volante. A onda começou com o Golf e pode terminar com ele. O hatch médio tem uma reestilização já em fase inicial de desenvolvimento e que será apresentada na Europa em meados de 2023.
O problema de comandos touchs não é um único da Volkswagen. Uma série de marcas estão adotando sistemas de controle por meio de botões sensíveis ao toque ou até mesmo minimizando a quantidade de controles físicos por controles por toque, fazendo até mesmo que as centrais multimídia operem comandos dos mais simples. Até mesmo o sistema de ar-condicionado virou touch em muitas marcas, o que mais atrapalha do que realmente ajuda.
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