A carreira internacional do Volkswagen Virtus acaba de ser iniciada. Desenvolvido no Brasil e, até então, vendido somente por aqui e nos nossos vizinhos, o Virtus 2023 passa a figurar nas revendas da Volkswagen na Índia e com visual bem diferente do que é oferecido no Brasil. Mas uma das novidades foi muito desejada por aqui: teto solar.
Com visual reestilizado e que pode ser usado total ou parcialmente na versão brasileira, o novo Virtus 2023 traz estilo bastante semelhante ao Jetta. Os faróis novos de LED contam com desenho bastante semelhante ao do sedã médio, com contorno luminoso integrado à grade frontal e dois blocos na parte interna.
O para-choque traz abertura de ar unificada com detalhes em preto, faróis de neblina do Nivus e um friso cromado na base, o que deixa o estilo bastante elegante. Na Índia, o Virtus 2023 foi apresentado na versão esportiva GT, que é um degrau abaixo do que seria a GTS brasileira ou uma suposta GTI.
As rodas de liga-leve pretas são as mesmas da versão Highline do Brasil e são acompanhadas de pintura cinza nos retrovisores e preta no teto. Aliás, pela primeira vez na histporia do Virtus, ele tem teto solar. Resta saber se a Volkswagen trará esse tão desejado item para o sedã em nosso país.
A traseira também tem novidades. As lanternas são novas com LEDs e lentes escurecidas como nos SUVs T-Cross e Nivus. O nome Virtus foi para o meio da tampa do porta-malas, como em outros modelos novos da Volkswagen. Para-choque e logotipos novos também fazem parte do pacote.
Mais cores
Por dentro, o Virtus 2023 recebeu volante do Nivus e novo painel. A área preta da central multimídia e do painel de instrumentos agora se integra até a saída de ar no lado do passageiro. A manopla de câmbio do T-Cross veio para o sedã, enquanto o painel de instrumentos de 8 polegadas do Taos Comfortline também está disponível.
O que já está disponível por aqui e apareceu no Virtus 2023, é o ar-condicionado com comandos sensíveis ao toque. Por costume indiano, o interior tem plástico bege na parte inferior, que fica em contraste com elementos em preto e na cor da carroceria. Dificilmente esse layout será usado no Brasil, que é bem mais careta na escolha de cores.
Menos e mais
Debaixo do capô, o novo sedã da Volkswagen na Índia vem equipado com motor 1.5 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. É exatamente a mesma cavalaria e potência do 1.4 TSI do Virtus GTS, porém, o novo motor tem desativação de cilindro e sistemas de gerenciamento mais modernos, o que o tornam mais econômico.
Por lá, ele ainda terá motor 1.0 TSI de 115 cv e 17,8 kgfm de torque, uma redução significativa frente aos 128 cv e 20,4 kgfm oferecidos na versão brasileira. No motor 1.5 TSI, o câmbio é DSG de dupla embreagem com sete marchas. Já no 1.0 TSI, há opção manual ou automática tradicional, ambas com seis marchas.
>>Fiat Strada vende 30x mais que a Volkswagen Saveiro em fevereiro
>>Interior da VW ID.Buzz mostra como a nova Kombi ficou luxuosa