Novidades

Volkswagen vai fabricar T-Cross no Brasil

Modelo será primeiro SUV compacto da marca

T-Cross deverá trazer um pouco do visual do T-Roc, SUV derivado do Golf na Europa (divulgação)
T-Cross deverá trazer um pouco do visual do T-Roc, SUV derivado do Golf na Europa (divulgação)

A Volkswagen revelou nesta terça-feira que vai produzir um novo SUV compacto no Brasil: o T-Cross, que será feito na planta de São José dos Pinhais (PR). Segundo a marca, o modelo chegará às concessionárias no primeiro semestre de 2019, disputando mercado com Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, entre outros.

O novo T-Cross será o primeiro SUV compacto da marca por aqui e faz parte de um investimento de R$ 2 bilhões, sendo R$ 600 milhões destinados para seu desenvolvimento, testes e validação de produto, enquanto R$ 1,4 bilhão vai para ampliação e modernização da fábrica paranaense. Por enquanto, a marca se limitou a mostrar a silhueta do T-Cross, que deverá ter visual próximo do T-Roc — SUV “descolado” derivado do Golf na Europa.

Volkswagen T-Cross (divulgação)

O movimento faz parte da maior ofensiva de novos modelos da Volkswagen para o país, que foi puxado pelo Polo, seguido por Virtus e Amarok V6. Mais recentemente, foi anunciada a segunda geração do Tiguan para o Brasil. Todo o aporte faz parte dos R$ 7 bilhões que serão investidos pela fabricante no país até 2020.

Assim como os últimos lançamentos da marca, o T-Cross será feito com base na plataforma MQB, a mesma usada no Polo, Virtus e Golf. O novo T-Cross é derivado do Polo e faz parte da leva de cinco SUVs que serão lançados por aqui.

A Volks ainda não revelou suas especificações técnicas, mas rumores da imprensa apontam que o utilitário compacto terá sob o capô motor 1.6 MSI de até 117 cv e 16,5 kgfm de torque, além do eficiente 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Câmbio manual e automático de seis marchas deverão ser as opções.

Veja mais:

>> Tarek será o rival da Volkswagen para o Compass

>> Volkswagen festeja 65 anos e confirma novo Tiguan para abril

>> Avaliação: EcoSport Storm, mais urbano do que parece