O Volkswagen up! saiu de linha definitivamente na Europa. As informações são da Autocar, que apurou que a fabricação do modelo foi encerrada, após 12 anos no mercado.
A última unidade do Volkswagen Up foi produzida na fábrica do Grupo VW em Bratislava, na Eslováquia. Mesmo assim, ainda será possível encontrar unidades novas do up!, já que o subcompacto tem estoque em alguns países.
Lançado em 2011 como sucessor do Volkswagen Fox, o up! era um dos carros mais baratos da Europa. Durante sua trajetória, o modelo teve diversas opções de motorização. No lançamento, os consumidores podiam escolher entre um motor a gasolina de três cilindros 1.0, com potência de 59 cv ou 74 cv. Em 2016, a versão turbo foi lançada no velho continente, com 89 cv.
Em 2014, a Volkswagen apresentou o e-Up elétrico, equipado com uma bateria de 18,7 kWh e autonomia de 260 km. Em 2019, uma versão com bateria maior, de 32,2 kWh, foi lançada.
A descontinuação do Volkswagen up! ocorre nove meses após o fim das vendas do modelo GTI, que foi lançado em 2018 com 113 cv e um design mais esportivo. O GTI foi temporariamente retirado do mercado em janeiro deste ano, mas não retornou às concessionárias.
O subcompacto fazia parte da família New Small Family (NSF) do Grupo Volkswagen. O Seat Mii esteve à venda até 2020, enquanto o Skoda Citigo continuou disponível até 2021.
Vale lembrar que no Brasil, a trajetória do up! foi mais curta. Lançado no começo de 2014, o modelo saiu de linha em 2021. Mesmo com muitos fãs, o subcompacto não vendeu a quantidade imaginada pela montadora, e saiu de linha por aqui sem um sucessor direto. A versão brasileira era maior que a europeia, para ter um porta-malas maior e mais espaço no banco traseiro.
Na Europa, o Volkswagen up! será substituído pelo futuro Volkswagen ID 1, um carro elétrico ultracompacto que tem previsão de chegada às concessionárias nos próximos cinco anos.
O que achou do fim do VW up! na Europa? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Novo Honda Accord chega com tecnologia do Civic
>> Segredo: Jeep descarta Grand Cherokee 7 lugares para o Brasil
>> Jeep Grand Cherokee chega ao Brasil híbrido por R$ 569.990