Não é novidade para ninguém que muitas marcas já declararam uma data para serem totalmente elétricas, e essa mudança também é conhecida na Volkswagen. Porém, O CEO da empresa de origem alemã agora confirmou que um SUV deverá ser o último produto da VW lançado com motor a combustão.
Em uma entrevista concedida ao site Automobilwoche, o Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, fez a confirmação de que a montadora está se preparando para o lançamento de seus últimos carros movidos a combustão, inclusive revelando quais são eles.
O fim está próximo
Conforme já mostramos em uma matéria do Auto+, a nova geração do Passat (agora só na versão perua) deverá ter suas primeiras entregas realizadas em setembro deste ano. Assim como também já antecipamos, a nova geração do Tiguan pode chegar já no ano que vem, ou ao menos ser apresentada.
O novo Tayron, SUV médio chinês, deve se tornar global em 2025. Também é neste ano que está previsto o lançamento do novo T-Roc, esse que deve então decretar o fim de novos modelos a combustão na Volkswagen.
“O T-Roc será o último motor a combustão novo na Europa que veremos no horizonte. É claro, outros receberão grandes atualizações de produtos. Mas, veículos totalmente novos não estão nos planos após isso, ao menos por enquanto.”, disse Schäfer.
VW a combustão ainda existirão
Isso quer dizer que modelos a combustão ainda estarão disponíveis para venda, mas veículos totalmente novos (como novas gerações) não serão mais lançados com motores movidos à gasolina. O Golf, por exemplo, ganhará uma grande atualização em 2024, mas não tem a pretensão de uma nona geração com motor a combustão.
Contudo, Thomas não descarta totalmente essa possibilidade: “Se o mundo se desenvolver completamente diferente do que esperado para 2026 ou 2027, então podemos lançar um veículo totalmente novo. Eu não acredito nisso. Por enquanto, isto não está planejado.”
Mais baixas na Europa
O CEO também comentou que o VW Polo deverá chegar ao fim em breve, já que as regras de emissões de poluentes do Euro 7 farão com que o hatchback fique caro demais para ser produzido com tecnologia híbrida. Por isso, um novo Polo depende só do Brasil. O executivo declarou que sendo assim ele ficaria muito próximo do futuro ID.2all, que será o elétrico mais acessível da Volkswagen.
Também vale dizer que a Europa desistiu de vender apenas modelos elétricos em 2035, voltando atrás em sua decisão e agora permitindo também os modelos movidos a combustíveis sintéticos. Para isso eles precisarão algumas regras, de acordo com o que mostramos em nossa matéria no Auto+.
Apesar de ter essa intenção para 2032 na Europa, no Brasil a montadora ainda não tem plano de se tornar totalmente elétrica. Ela inclusive defende a tese de que modelos movidos somente a etanol podem ser grandes contribuintes na redução na carbonização do planeta. Sendo assim, podemos esperar um híbrido a etanol em um futuro breve.
>> Volkswagen Tiguan 2024 ficará mais esportivo na nova geração
>> Europa desiste de proibir carros a combustão em 2035
>> ID.4: VW anuncia lançamento do seu primeiro carro elétrico no Brasil