Novidades

Volkswagen já prepara a última geração de carros a combustão

Virada totalmente elétrica fará com que modelos clássicos a combustão da Volkswagen sejam substituídos por elétricos

Volkswagen Polo TSI manual [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo TSI manual [Auto+ / João Brigato]

A virada elétrica é fato e está programada para acontecer em 2035 na Europa, quando serão proibidas as vendas de modelos com motores a combustão. Mas a Volkswagen já se antecipou a isso e marcou para 2023 o fim de todos os seus carros a combustão. Com isso, se prepare para ver a morte de Golf, Passat, T-Cross, Tiguan, Polo e até Nivus (Taigo) que terão, no máximo, mais uma geração.

Segundo informações da Autocar, a Volkswagen vai reduzir sua gama de modelos a combustão aos poucos. A oferta de motores e versões será enxugada para descomplicar processos de produção e baratear a linha. Enquanto isso, a marca alemã terá uma enxurrada de novos modelos elétricos: até 2026 serão lançados 10 novos modelos.

Três modelos serão os principais dessa nova fase da Volkswagen: um SUV compacto derivado do ID.3 e dois modelos com preços abaixo de 20 mil libras. Não foram especificados quais serão esses carros, mas é bastante provável que sejam hatches compactos com porte de Polo e up!, substituindo assim os dois compactos.

Kombi
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]
O SUV compacto deverá ser chamado de ID.3X, adotando uma nova nomenclatura para os SUVs elétricos da marca. Vale lembrar que hoje a Volkswagen usa o nome X para as versões cupê dos SUVs que ela venda na China. Ou seja, a VW seguirá usando nomes alfanuméricos para seus modelos, mesmo quando os a combustão morrerem.

No Brasil, como não há obrigação da adoção de modelos totalmente elétricos, as marcas seguirão apostando em carros a combustão. Vale lembrar que a Volkswagen do Brasil tem um projeto de modelos híbridos movidos a célula de combustível extraída a partir do etanol, o que se encaixa melhor com a realidade brasileira.

Volkswagen ID.3 [divulgação]

>>ID. T-Cross? Volkswagen prepara SUV compacto elétrico

>>VW admite que volante com botão touch foi uma má ideia

>>Volkswagen XL1, o carro mais econômico do mundo | Vídeo