Depois de muita espera e especulações, o Volkswagen Tiguan Allspace finalmente retornou ao mercado brasileiro. Mesmo com um conjunto mecânico mais simples e um preço mais alto que o modelo anterior, o SUV de sete lugares parece ainda conquistar o consumidor brasileiro. Foram 1.209 pedidos feitos em somente 3 horas de lançamento.
É novo, mas já está antigo
Apesar de um bom número de vendas e um apreço por parte dos brasileiros, o Volkswagen Tiguan Allspace saiu de linha por aqui em outubro de 2021. O motivo foi a discordância com a nova regra de emissões de poluentes, que entrou em vigor no início de 2022.
Desde então, a vinda do modelo reestilizado, que foi apresentado na Europa em maio de 2021, se tornou uma grande dúvida. Nem mesmo a marca tinha certeza da venda do novo modelo em nosso mercado. E durante esse meio tempo, foi revelada na Europa a nova geração do Tiguan, totalmente diferente da atual.
O Tiguan Allspace que a gente acaba de receber no Brasil é uma novidade para nós, mas infelizmente não se trata da nova geração. Estamos falando apenas de uma leve reestilização em relação ao SUV que já era vendido por aqui. As mudanças também foram mecânicas, mas não para melhor.
Menos potente e com tração dianteira
De fato o SUV de sete lugares da Volkswagen ganhou novidades interessantes, mas o conjunto mecânico sofreu uma mudança drástica. O motor continua sendo o 2.0 turbo TSI à gasolina, conhecido pelo código EA888. A diferença está na entrega de potência e torque. Anteriormente ele rendia 220 cv e 35,7 kgfm.
Agora os brasileiros terão que se contentar com 186 cv e 30,6 kgfm, ou seja, 34 cv e 5,1 kgfm a menos. Outra mudança fica a respeito da transmissão, que antes era automatizada de dupla embreagem com 7 marchas. No Tiguan Allspace reestilizado a Volkswagen utiliza um câmbio automático do tipo convencional com 8 marchas.
A tração também mudou. O modelo que saiu de linha em 2021 contava com a eficiente tração 4Motion, que operava sob demanda nas quatro rodas. Infelizmente, agora só as rodas dianteiras tracionam. Por conta das grandes alterações, a queda no desempenho foi consideravelmente grande.
Com o powertrain anterior, o Tiguan Allspace acelerava de 0 a 100 km/h em somente 6,8 segundos, entregando uma performance comparável a esportivos. A velocidade máxima alcançada era de 223 km/h. Contudo, no modelo atual os números mudaram para aproximadamente 9,2 segundos e 211 km/h, respectivamente.
Retornando ao sucesso
Apesar da baixa disponibilidade de unidades, podemos considerar que o Volkswagen Tiguan Allspace tende a ser um sucesso no mercado brasileiro, pois tem alta procura. Aparentemente isso volta a se repetir, mesmo com os downgrades que o SUV enfrentou na versão reestilizada.
Na última quinta-feira (09/11/2023), a Volkswagen lançou oficialmente o novo Tiguan Allspace em nosso mercado. Na versão única R-Line, ele custa R$ 278.990. A surpresa é que foram realizados 1.209 pedidos em apenas 3 horas. Com isso, todo o primeiro lote disponibilizado pela marca foi esgotado já no primeiro momento das vendas.
Caso continue com uma alta procura, o SUV da VW pode se aproximar do Jeep Commander no ranking de emplacamentos da Fenabrave. Também com sete lugares, o Commander atinge uma média de 1.500 emplacamentos por mês. Porém, por ser importado, provavelmente o volume mensal de vendas do Tiguan Allspace no Brasil será menor que o do rival.
Versões e preços Volkswagen Tiguan Allspace 2024:
- R-Line 2.0 300TSI AT8: R$ 278.990.
Mesmo com motor mais fraco, você teria um Tiguan? Conte nos comentários.
.
>>Volvo C40 Recharge Plus com um motor chega por R$ 354.950
>>Seres 5 chega ao Brasil para rivalizar com Volvo, BMW e BYD