Destaque

Volkswagen revela teaser do elétrico que substituirá o Polo em 2025

Novos modelos de entrada do grupo Volkswagen tomarão o lugar de Polo, Fabia e Ibiza na virada total para a eletricidade

Volkswagen Polo
Teaser elétrico Volkswagen [divulgação]

A Volkswagen já anunciou que todas as marcas do grupo invariavelmente se tornarão 100% elétricas nos próximos anos. Por isso, todos os atuais modelos da marca terão substitutos elétricos muito em breve. E parece que o futuro do Volkswagen Polo e também do up! já foi parcialmente revelado.

Três teasers diferentes revelam a nova linha de carros elétricos do grupo Volkswagen. Além da marca principal, a Skoda também terá um elétrico compacto e a Cupra, braço esportivo da Seat. Apesar de desenvolvidos conjuntamente, cada um terá características completamente diferentes de rodagem, visual e posicionamento.

O novo modelo da Volkswagen deve adotar o nome ID.2 ou ID.1 e será o substituto elétrico para Polo e up!. É possível que o trio conviva junto por um tempo, visto que o próprio up! já é totalmente elétrico na Europa. O Polo, por outro lado, tem versões híbridas leve somente e pode estar em sua última geração a combustão, ao menos na Europa.

Teaser elétrico Skoda [divulgação]
Teaser elétrico Skoda [divulgação]
Pelo teaser, é possível ver um modelo com linhas curvas e arredondadas, seguindo bastante o estilo do ID.3. Fica ainda mais evidente essa proximidade por conta do desenho das rodas e dos faróis integrados à grade frontal luminosa. O capô, porém, será mais reto para não dar um ar de minivan que o modelo maior tem.

O Skoda, ainda sem nome definido, será o maior de todos. A marca tcheca tem costume de sempre ter o maior modelo de cada categoria, ficando no limite de porte para migrar para o segmento superior. Ele terá linhas retas e bem fortes que lembram as do Favorit, o primeiro carro de tração dianteira da história da marca.

Teaser elétrico Cupra [divulgação]
Teaser elétrico Cupra [divulgação]
Já o modelo da Cupra/Seat será o esportivo da família. Ele será inspirado no conceito UrbanRebel apresentado no ano passado, mas com visual amansado. Não está descartada uma versão com mais de 400 cv, visto que a plataforma modular MEB para elétricos permite diversos layouts de motores e baterias diferentes.

Por falar nisso, todos os modelos de entrada do grupo Volkswagen terão tração traseira quando forem lançados em 2025. A plataforma MEB, já usada na Kombi elétrica, é pensada para motores elétricos traseiros e, quando necessária tração integral, um motor na dianteira é adicionado. Será esse então o verdadeiro retorno da fórmula original do Fusca?

>>Ford Maverick vende mais que Volkswagen Saveiro em abril

>>Quem precisa da Tarok? Volkswagen quase fez uma Kombi picape elétrica

>>VW investirá R$ 1,2 bilhão para renovar velha Amarok e fazer mais Taos