Há tempos a Volkswagen não antecipava tanto um lançamento quanto o que vem ocorrendo com o Taos. Revelado no ano passado, o SUV médio tem rival mais do que declarado: o Jeep Compass. E agora a VW divulgou alguns de seus atributos para caçar o rei do segmento.
Com lançamento programado para o segundo trimestre de 2021, o Volkswagen Taos chegará pouco antes da reestilização do Jeep Compass. O rival norte-americano terá interior mais sofisticado, motor turbo e mudanças visuais importantes para segurar o título da categoria, mas o Taos vem bem armado.
Medidas além do Compass
Com 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,68 m, o Taos é, em relação ao Compass, 6,7 cm mais longo, 2,2 cm mais largo, 0,7 cm mais baixo e tem entre-eixos 4,4 cm mais longo.
No porta-malas também há vantagem para o Volkswagen. Ele carrega 498 litros contra 410 litros do Jeep. Com esses atributos, a marca afirma que o Taos é mais espaçoso que o Compass, além de levar mais bagagem em seu interior.
Somente um motor
O que não é surpresa é seu conjunto mecânico. Desde o início da divulgação de informações do Taos no Brasil era sabido que ele usaria somente motor 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. É o mesmo motor de Polo GTS, Virtus GTS, T-Cross Highline, Tiguan, Jetta e que um dia foi usado pelo Golf.
A transmissão sempre será automática de seis marchas, sem a menor chance de ser vendido com câmbio manual. Ao contrário do mercado norte-americano que tem opção de tração integral 4MOTION, o Taos brasileiro será oferecido com tração dianteira somente. A vantagem é que todas as versões brasileiras terão suspensão traseira multilink.
O Taos terá modos de condução Eco, Normal, Sport e Individual, seguindo a mesma lógica de outros modelos da marca. Além disso, a Volks divulgou que com 1.420 kg ele chega aos 100 km/h em 9,3 segundos. A velocidade máxima é de 194 km/h.
Tecnologias além do Nivus
Se entre os SUVs nacionais o Nivus foi o primeiro a ter piloto automático adaptativo, o Taos levará o sistema a um outro nível. Ele trará tecnologia Stop & Go, a qual permite que o piloto automático trabalhe em velocidades mais baixas e seja capaz de frear o carro totalmente sozinho até parar e voltar a acelerar depois de ficar parado.
Ele terá ainda frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, detecção de pedestres, monitoramento de pressão dos pneus, freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rapa e em declive, alerta de ponto cego, chave presencial e teto solar panorâmico.
Esses itens devem ser restritos à versão topo de linha Highline, possivelmente com alguns deles inclusos em um pacote a parte. A Volkswagen prometeu que detalhará o sistema de iluminação IQ Light em breve, mas destacou o farol alto automático e o controle dinâmico de facho.
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