Novidades

Volkswagen Taos mostra como enfrentará o Jeep Compass

Intermediário entre T-Cross e Tiguan, inédito Volkswagen Taos será vendido também nos EUA

Volkswagen Taos [divulgação]
Volkswagen Taos [divulgação]

Produzido na Argentina no lugar da SpaceFox, o Volkswagen Taos será a próxima etapa da ofensiva de SUVs da Volkswagen iniciada em 2017 com a segunda geração do Tiguan, ampliada em 2019 com o T-Cross e mais recentemente reforçada com o SUV cupê Nivus. Programado para estrear no próximo dia 13 de outubro, o Taos vai brigar com o Jeep Compass.

Tal qual aconteceu com o T-Cross em 2019 quando ele foi lançado simultaneamente no Brasil, na China e na Europa, o Volkswagen Taos terá estreia de gala no Brasil, Argentina (onde é produzido) e América do Norte, com foco nos EUA.

Enquanto por aqui ele será o terceiro SUV na escala da Volkswagen, ficando acima de Nivus e T-Cross, lá na terra do tio Sam ele será o menor e mais barato utilitário da marca. Hoje quem cumpre esse papel é o Tiguan e por isso a Volkswagen convocou o Taos para reforçar o time.

Camuflado revelado

Tal qual aconteceu com Nivus e com o ID.4, a Volkswagen revelou o visual do Taos com uma camuflagem psicodélica com traços que misturam a cor de lançamento Blue Jewel com cinza Dark Shadow, tom que também está presente nas rodas de liga-leve.

Volkswagen Taos [divulgação]
Volkswagen Taos [divulgação]
O Volkswagen Taos é um SUV de porte médio com visual mais quadrado e robusto, seguindo a escola Jeep Compass. A dianteira retilínea traz faróis retangulares que contam com dois feixes de LED em L, sendo o central visualmente conectado com a barra de LED que atravessa a grade frontal em um inesperado toque de ousadia.

O para-choque traz visual robusto com abertura de ar generosa cortada por um friso trapezoidal. Há fendas na parte superior que replicam o desenho das luzes de neblina do Nivus, algo que têm se mostrado tendência entre os SUVs da Volkswagen.

A traseira vai mais para o lado tradicional do Tiguan do que para a ousadia de T-Cross e Nivus com suas barras pretas ligando as lanternas. O Volkswagen Taos exibe lanternas grandes com LEDs em formato de Y, que estarão presentes no novo Tiguan reestilizado. O para-choque tem falsas saídas de escape logo abaixo dos refletores.

Volkswagen Taos [divulgação]
Volkswagen Taos [divulgação]
A Volkswagen ainda não revelou o interior do novo Taos, mas garantiu que o SUV médio será equipado com central multimídia VW Play que estreou no Nivus e também está presente na linha 2021 do T-Cross. O Taos contará com o novo volante do Nivus e acabamento mais sofisticado que os irmãos compactos.

Taos turbo

Feito sobre a plataforma modular MQB, o Volkswagen Taos será equipado com motor 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque – o mesmo usado por Tiguan, T-Cross Highline, Polo GTS e Virtus GTS. A transmissão será automática de seis marchas sem qualquer possibilidade de uma variante manual.

Rumores apontam para um Taos R-Line ou GTS equipado com motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo. Hoje no Tiguan esse motor entrega 220 cv e 35,7 kgfm de torque, mas ele possui acertos mais mansos em outros países, como o do Polo GTI europeu que traz 200 cv e 32,6 kgfm, o que seria interessante para evitar briga com o irmão maior de sete lugares.

>>Fiat terá rival do Volkswagen Nivus em 2022, SUV da Toro descartado

>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes

>>Avaliação: VW Nivus supre os órfãos do Golf que não gostam de SUV?