Enquanto no Brasil o Volkswagen Polo parece ter vida longa, lá fora o destino do hatch compacto parece estar caminhando para uma aposentadoria. A própria VW já afirma categoricamente que alguns direcionamentos da lei europeia podem colocar fim ao modelo por conta dos custos e da virada totalmente elétrica. Ou seja, o Polo está por um fio.
O que acontece na Europa, é que a lei da Comissão Europeia para o Euro7 determinou que carros a partir de 2025 reduzam drasticamente seus níveis de poluição e consumo. Com isso, será necessária a utilização de muita tecnologia e sistemas eletrificados para atender às novas leis.
Alguns apostam em uma elevação de preços dos carros na Europa em algo entre R$ 800 e R$ 1.600. Contudo, o CEO da Volkswagen Thomas Schäfer, acha que a situação é pior. O executivo calcula que os carros de entrada das montadoras devem encarecer algo entre R$ 16 mil e R$ 27 mil por conta das novas tecnologias.
Polo a preço de Golf
Isso faria com que um Volkswagen Polo, por exemplo, ficasse tão caro quanto um Golf. Mesmo sendo um modelo menor, com acabamento menos sofisticado e menos tecnologia. O resultado é que carros compactos se tornarão inviáveis na Europa, visto que o consumidor naturalmente migraria de segmento por conta dos custos.
Em entrevista à Autocar, Schäfer foi enfático: “no momento temos engenheiros avaliando o que isso [o Euro7 e seus custos] significa. Mas se for verdade, definitivamente não vamos investir nunca mais [em carros compactos] e vamos tocar nosso plano de eletrificação o mais rápido possível”.
A possível morte do Volkswagen Polo na Europa não seria surpresa, visto que a Ford aposentou o Fiesta depois de mais de 40 anos na ativa. Além disso, a Stellantis já disse que em 2030, nenhum Citroën C3, Peugeot 208, Opel Corsa ou compacto da Fiat será vendido com motor a combustão – todos serão totalmente elétricos.
Polo vai morrer no Brasil também?
Isso afeta o Brasil? Sim e não. A divisão brasileira da Volkswagen tem enorme liberdade para criar carros especificamente para o nosso mercado e os modifica de acordo com o gosto local. Prova disso é a existência do Polo Track – uma versão de baixo custo do hatch compacto internacional e que não existe (e nem existirá) na Europa.
Isso pode levar à criação de uma nova geração do Polo exclusivamente para o nosso mercado se o modelo morrer na Europa. Ele é muito importante para a estratégia da marca por aqui, sendo um modelo de alto volume e parte de um segmento que ainda é a base essencial no Brasil. Por isso, ao menos por aqui, ele terá vida longa.
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