Depois de alguns meses em forte baixa, o Hyundai HB20 voltou ao seu típico posto entre os modelos mais vendidos. De carona, o Volkswagen Polo também cresceu nas vendas em março. Será que a nova versão de entrada Track e a morte definitiva do Gol já surtiram efeitos no agora único compacto da Volkswagen?
Em fevereiro, o Hyundai HB20 havia atingido seu pior resultado em anos. Foi apenas o 17º lugar entre os carros mais vendidos do Brasil. Nem em seus primeiros meses de vida, o hatch compacto sul-coreano havia ficado tão baixo no ranking. A prioridade da Hyundai foi na produção do Creta, deixando o hatch de lado.
Como resultado, no mês passado o Creta foi o quarto carro mais vendido do Brasil. Mas o jogo virou. O HB20 disparou em março para o segundo lugar – sua posição costumeira. Já o SUV derrapou feio para a décima posição. A fábrica da Hyundai em Piracicaba trabalha em capacidade máxima, precisando abrir mão de um modelo para fazer mais do outro.
Efeito Track
Junto a isso, temos o Volkswagen Polo em quarto lugar. Há tempos o hatch compacto da VW não aparece entre os modelos mais vendidos do Brasil – quiçá em posição tão alta. Em fevereiro, segundo dados da Fenabrave, ele era o 12º carro mais emplacado do país. Agora, conforme dados levantados pela Jato, ele parou em quarto lugar atrás do Chevrolet Onix.
A definitiva morte do Volkswagen Gol e a chegada da versão Track, voltada a frotistas, era o que o Polo precisava para voltar a emplacar forte. Com isso, ele derrubou seu irmão T-Cross do título de Volkswagen mais vendido do país e o tirou até do top 10. Quem também caiu do ranking foi o Chevrolet Tracker.
Com a queda do Hyundai Creta, o Jeep Compass assume o posto de SUV mais vendido do país. E ele fez isso sem sequer mudar de lugar no top 10. Renault Kwid desceu duas posições no ranking, mesma queda sofrida pelo Chevrolet Onix Plus. Temos ainda Fiat Argo escorregando quatro degraus e seu irmão Fiat Mobi paradinho no mesmo lugar de antes.
Carros mais vendidos do Brasil em março
1. Fiat Strada – 9.935 unidades
2. Hyundai HB20 – 8.363 unidades
3. Chevrolet Onix – 8.283 unidades
4. Volkswagen Polo – 8.197 unidades
5. Chevrolet Onix Plus – 7.104 unidades
6. Jeep Compass – 6.988 unidades
7. Renault Kwid – 6.695 unidades
8. Fiat Mobi – 6.384 unidades
9. Fiat Argo – 6.171 unidades
10. Hyundai Creta – 5.851 unidades
>>Polo Track é o carro que ninguém comprará querendo | Avaliação
>>Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM terão híbridos a etanol no Brasil
>>Hyundai HB20 Platinum Plus está quase imbatível | Avaliação