Destaque

Volkswagen Passat de baixo custo sai de linha nos EUA

Depois da versão sedã pedir aposentadoria na Europa, chega a vez do Volkswagen Passat norte-americano morrer

Volkswagen Passat EUA [divulgação]
Volkswagen Passat EUA [divulgação]

O ano de 2022 não tem sido fácil para o Volkswagen Passat. Depois de tirar de linha a versão sedã nos EUA, agora a marca alemã tira de linha a versão de baixo custo feita para os EUA. A última unidade foi feita em Chattanooga, Tennessee em dezembro do ano passado, mas somente agora a Volkswagen assumiu sua aposentadoria.

A versão final foi da versão especial Limited Edition, lançada como a derradeira da linha 2022, a última do modelo por lá. Segundo a Volkswagen, foram vendidas 1,8 milhões de unidades do Passat nos EUA desde 1974. Vale lembrar que a até 1990, ele foi vendido por lá como Dasher e a perua como Quantum (nome usado aqui para a perua do Santana, que era um Passat mk2).

As primeiras seis gerações do Volkswagen Passat nos EUA foram todas importadas da Alemanha. Contudo, a marca decidiu, na troca para a sétima geração, produzir um modelo exclusivamente para os EUA. Ele não mudou para a plataforma MQB e teve seus custos de produção extensivamente cortados.

Volkswagen Passat EUA [divulgação]
Volkswagen Passat EUA [divulgação]
Nos primeiros meses de vida, o Passat made in USA foi criticado pelo acabamento bem abaixo da média para o segmento e para o que o nome representava até então. Ele permaneceu até 2016 sem mudanças e sob pesada crítica do público e da mídia – o que provocou efeito nas vendas, que caiam ano a ano.

A primeira reestilização veio em 2016 para tentar conter os problemas. Acabamento melhorado e visual mais sofisticado não conseguiram fazer o modelo decolar. O sopro de esperança veio em 2019 com uma mudança de estilo pesada a qual a Volkswagen anunciava como uma nova geração.

Volkswagen Passat EUA [divulgação]
Volkswagen Passat EUA [divulgação]
O visual era nitidamente inspirado no Passat chinês lançado em 2018 – esse sim, um modelo com plataforma MQB e porte generoso, mas totalmente diferente da versão europeia recentemente descontinuada. Com isso, o Volkswagen Passat sedã agora sobrevive somente como um modelo exclusivo da China. Já na Europa, somente a perua Passat Variant sobrevive.

>>Volkswagen mata o icônico sedã Passat, mas perua Variant sobreviverá

>>Exclusivo: este é o novo Volkswagen (246) Gol SUV 2023

>>Jetta coupé? Volkswagen lança novo Lamando L com visual bem ousado