O fim do câmbio manual é um assunto que vem preocupando aqueles que curtem fazer as trocas de marchas, principalmente o público entusiasta. Na China, a Volkswagen confirmou que uma das suas joint-ventures, a SAIC, não vai mais ter a opção de transmissão manual. A partir de 2023, a marca só terá carros automáticos. Mas e no Brasil?
E para piorar, a mudança ocorrerá já em março de 2023, de acordo com documentos internos revelados pelo Autohome. A carta foi enviada a funcionários da fábrica de transmissão da SAIC-Volkswagen, em Xangai, na China. Com o fim da produção do câmbio, a unidade responsável pela produção da transmissão manual será fechada.
A planta vai passar por um processo de encerramento das suas operações e liquidação de ativos e, consequentemente, a demissão dos funcionários. Na China, o mercado abraçou o câmbio automático desde os seus carros mais compactos. Além disso, carros com motor híbrido contam apenas com câmbio automático, tal qual os elétricos.
Com o fim da produção do câmbio manual em março de 2023, a produção de carros com essa transmissão pode ser encerrada ainda no primeiro semestre. Atualmente, apenas Polo, Santana e Lavida contam com opção com pedal de embreagem dentro da gama SAIC-VW. Os compactos Polo e Santana continuam em linha. O Santana, no entanto, deve morrer, enquanto o Polo deve ser renovado.
Carros esportivos ainda podem manter a transmissão por mais algum tempo. Mas, até mesmo o consumidor deste tipo de veículo tem transferido sua preferência ao automático. Uma coisa é certa: com o avanço dos elétricos, o manual caminha cada vez mais rápido para seu fim. No Brasil e na América Latina, esse processo deve demorar mais alguns anos.
>>Volkswagen parece ter desistido de ter picape nos EUA (de novo)
>>Bizarro: Volkswagen vende 15 sedãs e 23 SUVs na China
>>Volkswagen Golf pode compor a linha de elétricos ID no futuro