Vendas e Preços

Volkswagen para produção de Polo e Polo Track no Brasil

Adiado duas vezes, o lay-off na fábrica de Taubaté (SP) vai suspender produção de Polo e Polo Track, além de contrato de 800 funcionários

Volkswagen Polo Track [divulgação]
Volkswagen Polo Track [divulgação]

A Volkswagen bateu o martelo e definiu que irá aplicar o lay-off em sua fábrica de Taubaté, no interior paulista. A medida significa que os contratos de trabalho ficam suspensos por um período de tempo, que pode ser de até cinco meses, segundo as informações do Automotive Business. Ou seja, Polo e Polo Track terão a produção suspensa.

 

O início do lay-off está marcado para o dia 1 de agosto, e vai suspender os contratos de 800 funcionários da fábrica que produz Polo e Polo Track. Ao todo, a planta de Taubaté conta com 3,1 mil funcionários. Inicialmente, essa medida seria em junho, mas foi adiada para este mês. Agora, a data foi definida para o começo de agosto.

A motivação para essa decisão foi a adequação necessária que a linha de produção precisava. Afinal, estão sendo feitos mais carros do que o mercado absorve. Por esse motivo, a fábrica de Taubaté já havia parado por uma semana no último mês, e em julho foi a vez da planta de São José dos Pinhais (PR) ter o primeiro turno de atividades paralisado pelo mesmo período de tempo.

Volkswagen Polo Track [divulgação]
Volkswagen Polo Track [divulgação]

De acordo com a Volkswagen, o cenário brasileiro atual não é favorável às vendas. A taxa de juros está alta, o que desmotiva o financiamento dos veículos. Esta modalidade de pagamento, por sua vez, está mais restrita, o que ajuda a prejudicar o volume de vendas. E como os carros estão cada vez mais caros, poucas pessoas conseguem comprar um modelo novo pagando à vista.

Quando o programa dos carros populares foi anunciado pelo governo federal, a VW declarou que não adotaria mais o lay-off neste ano. No entanto, como as vendas não subiram como o previsto, foi necessário adotar a medida para a fábrica de Taubaté.

Volkswagen Polo Highline 2023 [divulgação]
Volkswagen Polo Highline 2023 [divulgação]

Resta torcer para que o cenário melhore, e que de alguma forma os preços dos carros baixem para valer, além da taxa de juros ser reduzida. Dessa forma, além de facilitar o acesso aos modelos 0km, a indústria brasileira pode voltar a crescer de maneira saudável. 

>> Volkswagen promete que elétricos não terão mais visual esquisito

>> 5 carros que morreram lá fora, mas seguem à venda no Brasil

>> 5 carros mais legais mostrados no Festival de Goodwood