Destaque

Volkswagen cogita lançar o grandalhão elétrico ID.6 fora da China

Enquanto a Volkswagen estuda vender no Brasil os modelos ID.3 e ID.4, EUA e Europa pode ganhar o ID.6, que é exclusivo da China

Volkswagen ID.6 X [divulgação]
Volkswagen ID.6 X [divulgação]

O interesse por SUVs e elétricos fez despertar na Volkswagen a intenção de vender o ID.6 fora da China. Pensado a princípio para ser vendido somente no maior mercado automotivo do mundo, o SUV grande elétrico pode atravessar o oceano e ganhar espaço nos EUA e na Europa. Enquanto isso, a Volkswagen ainda decide se vende o ID.3 e/ou o ID.4 no Brasil.

Construído sobre a plataforma modular MEB para veículos elétricos do grupo Volkswagen, o ID.6 é o equivalente a baterias do Tiguan Allspace. Ele tem 4,88 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e 2,96 m de entre-eixos. Comparado ao Tiguan, o ID.6 é 18 cm mais longo e tem altura e largura praticamente iguais.

São oferecidas três opções de motorização: 179 cv e 204 cv com tração dianteira ou 305 cv com tração integral. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos no modelo mais fraco e em 6,6 segundos no ID.6 com tração integral. Já a autonomia varia entre 436 km no pack de baterias de 57 kWh ou 588 km com o pack de 77 kWh.

Volkswagen ID.6 Crozz (laranja) e ID.6 X (azul) [divulgação]
Volkswagen ID.6 Crozz (laranja) e ID.6 X (azul) [divulgação]

Novos caminhos

Segundo o Business Insider, esses números interessaram outras divisões da Volkswagen no mundo. Afinal, hoje não existe um SUV de sete lugares elétrico disponível nos EUA e na Europa. A ideia é enviar 15 mil unidades do Volkswagen ID.6 para o Velho Continente por ano, chegando a 80 mil carros até 2026.

Vale lembrar que existem outros SUVs elétricos à venda na Europa que são importados da China. Modelos como Tesla Model Y, Polestar 2 e BMW iX3 já são produzidos no gigantesco país e levados de navio para a Europa. Ou seja, a resistência a carros feitos na China, desde que por marcas já consagradas, não acontece mais.

Volkswagen ID.6 Crozz [divulgação]
Volkswagen ID.6 Crozz [divulgação]

ID.6 vezes dois

O que falta é saber se a Volkswagen decidiu pelo ID.6X ou pelo ID.6 Crozz. Na China, a Volkswagen conta com duas parceiras diferentes, que produzem versões equivalentes de todos os seus carros. O X é feito pela SAIC Volkswagen e o Crozz pela FAW. Mecanicamente não há alterações, assim como o interior, mas o exterior tem alterações substanciais.

O ID.6 Crozz tem faróis mais quadrados, com desenho mais parecido do os do ID.4 e ID.3. A grade frontal luminosa é mais baixa e corta uma parte dos faróis. Já o para-choque tem maior área em preto e um falso quebra-mato cinza. Na traseira, o ID.6 Crozz tem lanternas retangulares e placa na tampa do porta-malas.

Volkswagen ID.6 Crozz (laranja) e ID.6 X (azul) [divulgação]
Volkswagen ID.6 Crozz (laranja) e ID.6 X (azul) [divulgação]
Já o Volkswagen ID.6 X conta com faróis espichados e grade frontal mais alta. O para-choque tem menor inserção de plástico preto e diversos pontos cromados na parte interna. Na traseira, a placa fica no para-choque e as lanternas tem formato irregular. O estilo é mais próximo de uma minivan do que de um SUV com essas mudanças.

>>Ford apresenta seu primeiro Volkswagen rebatizado: volta da Autolatina?

>>Fusca e Tiguan dos elétricos são parte dos planos da VW para o Brasil

>>Tiguan sai de linha, Taos se torna o SUV mais caro da VW no Brasil