Destaque

Volkswagen Gol SUV (246) se chamará Yeh

Projeto do Volkswagen Gol SUV (246) foi fortemente alterado em termos visuais, mas seguirá baseado no Skoda Fabia

Volkswagen (246) Gol SUV 2023 [Auto+ / Overboost]
Volkswagen (246) Gol SUV 2023 [Auto+ / Overboost]

Desde janeiro de 2022, quem acompanha o Auto+ sabe que a Volkswagen trabalha em um novo SUV compacto para substituir o Gol. O projeto 246 é destinado a mercados emergentes e será o menor SUV que a marca alemã terá em seu portfólio, servindo como alternativa aventureira ao Polo. Mas agora o modelo teve seu nome revelado.

Em apuração feita por nossos parceiros do Motor1, o nome Volkswagen Yeh foi revelado para o fruto do projeto 246, anteriormente conhecido como Gol SUV. Ele será fabricado em Taubaté, interior de São Paulo, e será o primeiro Volkswagen brasileiro com a plataforma MQB-A00, uma versão simplificada da base do Polo.

A grande questão é sobre o visual do modelo. As projeções que o Auto+ trouxe em 2022 traziam o visual original do modelo. Contudo, as mudanças de direcionamento estético da Volkswagen e a nova linguagem estreada pelo conceito ID.2all modificaram totalmente o projeto original do Gol SUV / Yeh / 246.

[Auto+ / Overboost]
Volkswagen Gol SUV (246) [Auto+ / Overboost]

Segundo fontes do Motor1, esse novo modelo “nem parece um Volkswagen”, enquanto nossas projeções originais traziam muitos elementos do Nivus e do T-Cross. O que não muda, contudo, é o fato de ele ser baseado no Skoda Fabia, garantem fontes ligadas ao Auto+.

Skoda Fabia com ID.2All

Para viabilizar o projeto e deixá-lo mais barato, o Volkswagen Yeh passará pelo mesmo tratamento do Nivus em relação ao Polo. Muda frente, traseira e elementos plásticos, mas portas e estrutura central será igual à do Skoda Fabia. A base MQB-A00, inclusive, é um projeto tocado pela Skoda pensando em mercados emergentes.

Volkswagen Gol SUV (246) [Auto+ / Overboost]
Volkswagen Gol SUV (246) [Auto+ / Overboost]

Vale ressaltar que, o Volkswagen Yeh renderá um derivado Skoda a ser vendido na Índia e China. Há chance de chegar à Europa como elétrico para brigar com o Citroën ë-C3. No Brasil, segundo o Motor1, o modelo deverá contar com sistema semi-híbrido / híbrido-leve com foco na redução de consumo de combustível e emissões. 

Acha que a Volkswagen acertou no nome Yeh ou deveria chamar o SUV de Gol? Conte nos comentários.

>>BYD supera Tesla, Volkswagen e Toyota em vendas em setembro

>>VW ID.4 mais autonomia e algumas novidades

>>Nova regra de emissão pode salvar o VW Golf GTI manual