Quando a Volkswagen anunciou a morte do Gol no final de 2022, havia a promessa de que as últimas unidades sairiam da fábrica de Taubaté, interior de São Paulo, antes do ano novo. Contudo, surgiram recentes registros de unidades 2023/2023 do compacto da Volkswagen. Será que a marca teria mudado de ideia quanto à morte dele?
Divulgado por nossos parceiros da página Placa dos Carros, uma unidade do Volkswagen Gol surgiu como ano/modelo 2023/2023. Ou seja, teoricamente esse carro foi fabricado em 2023, contrariando o que a Volkswagen havia divulgado sobre o fim da produção do hatch compacto icônico.
Questionada pelo Auto+, a marca reforçou que “nenhum Gol foi produzido em 2023. A última unidade saiu da linha de produção da fábrica de Taubaté no dia 23/12/2022”. Ou seja, antes mesmo do natal e do réveillon, o último Volkswagen Gol da história foi feito.
Mas houve um problema. Segundo a Volkswagen, cerca de mil unidades do hatch compacto não foram completadas no ano passado. Isso se deu por conta da crise de semicondutores que ainda mostra reflexos na indústria automotiva. Com peças faltantes, os últimos Gol foram finalizados em 2023, o que alterou seu ano de produção para registros de documentos.
Segundo a marca, todos os últimos Gol foram feitos em 2022, mas os mil modelos com peças faltando “foram concluídos no início de 2023. Dessa forma, a data de faturamento define o ano de fabricação no sistema”. Ou seja, nenhum modelo foi fabricado em Taubaté nesse ano, contudo, existem algumas unidades 2023/2023, mas nascidas no ano passado.
Será que essas últimas unidades de um ano em que não existiu fabricação oficial do Volkswagen Gol um dia valerão tanto quanto a edição especial de despedida Last Edition? Só o tempo dirá.
>>Próximo Volkswagen Golf será elétrico e terá menos botões touch
>>VW Virtus 2023 tem duas opções de 1.0 turbo e mata o GTS
>>5 carros legais da Volkswagen que não são vendidos no Brasil