Um surto iniciado pela Nissan em 2010 com o Murano CrossCabrio já tem data para chegar ao fim. A Volkswagen, atual única fabricante de um SUV conversível no mundo, não renovará o modelo para uma nova geração, colocando fim a um segmento que tentou ser moda, mas virou piada.
Nos tempos recentes tivemos apenas três SUVs conversíveis: Nissan Murando CrossCabrio (vendido entre 2010 e 2014), Land Rover Range Rover Evoque Convertible (2017 a 2018) e Volkswagen T-Roc Cabriolet (lançado em 2020 e programado para sair de linha em 2025). Aqui no Brasil, só o Evoque sem teto foi comercializado.
Segundo informações do Automotive News Europe, o chefe de desenvolvimento da Volkswagen Kai Grunitz, confirmou que o SUV conversível não sobreviverá a uma nova geração. A matéria diz que: “a Volkswagen não vai substituir o T-Roc Cabriolet quando a marca lançar uma nova geração do SUV compacto no ano que vem”.
“A atual geração do T-Roc será substituída no ano que vem por um novo modelo usando a plataforma MQB Evo, que também serve ao Golf reestilizado, assim como ao novo Passat e ao Tiguan”, completa. Ou seja, a segunda geração do T-Roc está a caminho, mas será comercializado somente em carroceria padrão. Uma versão cupê pode até surgir.
Nunca tivemos
Vale lembrar que o Volkswagen T-Roc não é vendido no Brasil por conta do nosso T-Cross. Diferentemente da Europa, o T-Cross brasileiro usa entre-eixos de Virtus, chegando a 4,21 m de comprimento contra 4,10 m do modelo europeu. O T-Roc, que usa base de Golf, mede 4,23 m, por isso que nunca houve espaço para ele no nosso país.
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