De tempos em tempos, a Volkswagen sai um pouco da casinha e tenta vender modelos com seu logotipo no mesmo segmento que marcas de seu grupo atuam. É assim com o Touareg, que é primo do Porsche Cayenne e foi por um tempo com o Phaeton como equivalente do Audi A8. Mas parece que a VW quer agora invadir outro terreno.
Segundo informações do Motor1, a Volkswagen tem em desenvolvimento um esportivo elétrico de 680 cv. Esses números colocariam o modelo da fabricante do Polo Track no mesmo terreno de Lamborghini, Audi e Porsche. Só que isso tudo só será possível graças às novas tecnologias que a Volkswagen tem em desenvolvimento.
A marca está desenvolvendo suas próprias baterias e motores elétricos, mas também trabalha em inversores de pulso eletromagnético e sistemas de gerenciamento térmico. Essas tecnologias possibilitarão maior aproveitamento dos motores elétricos, que renderão mais potência e serão mais econômicos.
O sistema é interessante porque permitirá adaptação em carros elétricos que já rodam nas ruas, funcionando como um belo upgrade. Só que, para atingir os 500 kW de potência, algo na faixa dos 680 cv, a Volkswagen terá uma nova plataforma modular, chamada internamente de MEB Evo.
A base será mais resistente, mais barata de produzir e ainda mais modular. Há rumores, inclusive, de que seu custo de produção e desenvolvimento será cortado em 20% por conta de novas tecnologias. Ela será compatível com novos layouts de motores e possibilitará a instalação dos novos sistemas da Volkswagen.
>>Volkswagen Polo Track aguenta o tranco do Gol | Impressões
>>Peugeot 208 derruba VW Golf como carro mais vendido da Europa
>>VW Taos 2024 reestilizado ganha motor 2.0 TSI e tração 4×4