Em geral, boa parte das caminhonetes dá origem a algum SUV. Por isso, desde que a Volkswagen Amarok foi lançada, rumores circulam sobre uma versão SUV dela – assim como sempre especulam sobre isso no caso da Fiat Toro. Mas se não aconteceu na geração anterior da picape da Volks, não espere por mudanças no novo modelo.
Volkswagen e Ford assinaram parceria para a criação das novas Ranger e Amarok, o que poderia facilitar (e muito) a criação de um SUV da picape alemã. Isso porque a Ford tem o Everest como representante fechado da Ranger, concorrendo assim diretamente com Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4.
Por enquanto a Ford não descarta oferecer o Everest no Brasil, mas não há nada de concreto sobre isso até o momento. Já no caso da Amarok, não é nem uma questão local, mas sim da não existência de qualquer intenção da Volkswagen em produzir um equivalente ao Everest com sua marca.
Ou seja, nada de Amarok SUV, conforme explicou Lars Krause, parte do board de marketing da Volkswagen Veículos Comerciais, ao Cars Expert. Mas vale lembrar que diversas vezes as montadoras dizem que algum tipo de modelo está descartado e logo depois surgem com algo equivalente. SUVs estão na moda, assim como as picapes e o trabalho da VW seria mais fácil agora.
Converter o Everest em Amarok SUV (talvez Tamarok, já que todo SUV da marca lá fora começa com a letra T) hoje é bem menos complicado do que na geração anterior onde todo o custo de desenvolvimento teria de ser desembolsado pela marca alemã. Isso também abriria espaço para um modelo da Audi, quem sabe.
>>Nova VW Amarok 2023 é caminhonete de quase 300 cv que não teremos
>>Fiat Pulse escorrega e VW T-Cross volta a ser o SUV mais vendido
>>Volkswagen Gol quase foi o carro mais vendido do Brasil em junho