Novidades

Volkswagen cogita matar Polo e up! e substituí-los por elétricos

Ao contrário do Golf que sobreviverá mesmo com o ID.3 em linha, Volkswagen pensa em tirar Polo e up! de linha e substituir por elétricos

Volkswagen Polo (divulgação)
Volkswagen Polo (divulgação)

Enquanto aqui no Brasil circulam rumores sobre o fim de vida de Gol, Voyage, up! e Fox, lá na Europa as coisas estão ainda mais avançadas. Tal qual aqui, o up! está caminhando para a aposentadoria, mas a surpresa da vez é que a Volkswagen cogita seriamente matar o Polo.

Com objetivo de emplacar 1 milhão de carros elétricos por ano até 2025, a Volkswagen investirá forte em sua linha movida a bateria. Com isso, a alemã pretende entrar em segmentos de volume e ganhar presença, tal qual vem fazendo com os SUVs de maneira acelerada.

Volkswagen ID.3 [divulgação]
Volkswagen ID.3 [divulgação]
Segundo o Automotive News Europe, a Volkswagen cogita matar de uma vez Polo e up! com a chegada dos novos ID.2 e ID.1. Esses elétricos terão custo mais baixo, menor capacidade de bateria que o ID.3, além de serem menores e, consequentemente, mais baratos.

A JAC poderá ajudar no desenvolvimento desses modelos visto que entende bem sobre elétricos de custo mais baixo – além disso, a Volkswagen recentemente comprou metade da marca chinesa justamente com intenções de usar seu know-how em elétricos baratos.

Volkswagen e-up! (divulgação)

O Volkswagen ID.2 terá porte compacto e carroceria mais convencional que o ID.3, que tem ares de minivan. Já o ID.1 será um hatch subcompacto e concorrerá diretamente com o Dacia Spring, o Renault Kwid elétrico europeu.

Como está ficando cada vez mais caro fazer com que carros de pequeno porte tenham tecnologia mecânica suficiente para dar conta das regras de emissões rígidas da Europa, compensa mais transformar o modelo em um elétrico puro.

Volkswagen Polo [divulgação]
Volkswagen Polo [divulgação]
A dúvida fica por conta do futuro do Volkswagen Polo em outros países. O Brasil, por exemplo, não tem ainda maturidade para ter um modelo elétrico substituindo um hatch compacto de alto volume de vendas. Além disso, por mais que o Polo seja caro, o ID.2 com certeza custaria pelo menos o dobro.

>>Volkswagen compra 50% da JAC oficialmente

>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação

>>Volkswagen tira Voyage, Fox e up! de linha na Argentina. E no Brasil?