Muita gente reclama que os carros da Volkswagen são muito semelhantes entre si em termos visuais. Contudo, a situação vai mudar nos próximos anos. Ao invés de semelhanças visuais, a maioria dos carros do grupo VW terá dirigibilidade parecida. Isso inclui outras marcas como Skoda e Seat. Culpe a eletrificação por isso.
O uso extenso de plataformas modulares e conjuntos elétricos iguais fará com que os carros da Volkswagen, Skoda e Seat se tornem muito parecidos na hora de sentar atrás do volante. O que vai diferenciar cada um será o acerto de suspensão e direção, sendo os Skoda mais confortáveis, os Seat mais esportivos e os Volks mais refinados.
A ideia da Volks é que suas marcas generalistas, que representam 80% do volume de vendas globais, compartilhem mais fábricas, componentes e custos de produção. Assim, o lucro será mais alto. Mas isso exigirá das marcas ainda mais criatividade no design para diferenciar cada modelo e atrair o consumidor de maneiras distintas.
A Volkswagen acredita que SUVs e crossovers serão a solução para isso, tanto que a nova plataforma elétrica SSP (Scalable Systems Platform) permitirá a criação de diversos tipos de modelos. Ela é mais modular ainda que a MEB, que hoje faz desde a Kombi elétrica ID.Buzz, até um SUV cupê como o ID.5 e um hatch médio meio minivan como o ID.3.
Esse ganho de escala e compartilhamento massivo de componentes vai reduzir drasticamente os custos, segundo Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, em entrevista ao Automotive News Europa. O executivo acredita que haverá cerca de 20% de ganho de eficiência no desenvolvimento de novos carros, além de redução no tempo de criação.
>>Novo motor 1.5 TSI da Volkswagen pode chegar a 272 cv