Enquanto na China a Volkswagen cria uma briga bem particular com a BYD pela liderança de mercado, parece que a alemã agora também quer arranjar encrenca com a GWM. Depois de anunciar que a Seat vai morrer como fabricante de carro para abrir espaço para a Cupra, a ex-divisão de esportivos apresentou o conceito Raval e que vai gerar treta com a GWM.
Isso porque o nome Raval tem a mesmíssima pronúncia que Haval, a marca de SUVs da Great Wall e que, no Brasil, vende o H6 nas versões HEV, PHEV e GT. Coincidentemente ou não, o Cupra Raval é eletrificado da mesma maneira que os GWM Haval vendidos no nosso país.
Tirando a questão do nome, que pode mudar para evitar problemas com a GWM, o Cupra Raval não tem nenhum modelo similar dentro da linha Haval da marca chinesa. Trata-se de um hatch compacto totalmente elétrico, pensado para ser a variante mais esportiva e alternativa ao Volkswagen ID.2all.
Menor que um Polo
Com 4,03 m de comprimento, o Cupra Raval é 6 cm mais curto que um Polo, só que bem mais potente. Ele conta com motor elétrico na dianteira com 226 cv e faz de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Segundo a Cupra, sua autonomia elétrica é de impressionantes 440 km. A base é a MEB Small / Entry, pensada para elétricos de entrada baratos.
Visualmente, o Cupra Raval parece mais esportivo até que o Volkswagen ID.2 GTI, também apresentado em Munique. Isso se dá por conta da identidade visual mais ousada da Cupra, que nasceu como divisão esportiva da Seat, mas ganhou vida própria recentemente e fez mais sucesso que a marca mãe.
Na dianteira, a presença da grade frontal trapezoidal grande e dos fortes vincos no capô dá o ar mais esportivo que o modelo merece. Junte isso aos faróis com elementos internos triangulares e às colunas A pintadas e terá a identidade visual da Cupra bem forte estampada no pequeno hatch.
Olhando na lateral, vincos fortes e o nome Cupra na parte inferior da porta ajudam a dar ao modelo um ar de carro maior. Já a traseira integra uma barra luminosa vermelha ao logotipo da marca. Aerofólio com duas proeminências e extrator de ar bem pronunciado mantém a pegada esportiva proposta pela marca.
Quando chega?
A Volkswagen diz que o novo Cupra Raval será lançado até 2025. Contudo, é bem provável que o nome mude até lá, pois é pouco provável que a GWM não entre com algum tipo de ação contra a marca espanhola por conta de seus modelos Haval.
Queria que a Cupra vendesse seus carros no Brasil? Conte nos comentários.
>>GWM Haval Jolion tem resultado de teste de colisão surpreendente
>>Volkswagen pode acabar com uma de suas marcas mais tradicionais
>>VW Saveiro 2024 não encara Fiat Strada e isso pode ser bom | Impressões