Depois de muita especulação, a Volkswagen finalmente anunciou oficialmente o Polo Track no Brasil. Junto a ele, a marca alemã revelou que investirá R$ 7 bilhões no Brasil e, com isso, terá o lançamento de uma nova família de carros compactos em 2023. Ou seja, o substituto do Gol finalmente vem aí.
Vamos por partes: o investimento da Volkswagen será aplicado entre 2022 e 2026 e, segundo a marca, visa “fortalecer ainda mais sua posição competitiva neste importante mercado e preparar-se para uma lucratividade sustentável”. A marca pretende também investir em soluções alternativas para se tornar uma marca neutra em carbono até 2050.
“Com o WayToZero, nos comprometemos a oferecer uma mobilidade sustentável para todos. O bioetanol é um significativo complemento regional à nossa estratégia elétrica, porque reduz as emissões de carbono em até 90% comparado à gasolina. É um excelente exemplo de ‘pense globalmente, aja localmente'”, finaliza Pablo Di Si, presidente da marca na América Latina.
Polo Track
Para surpresa de todos, o Polo Track finalmente foi revelado. O modelo será produzido em Taubaté, interior de São Paulo. É uma estratégia diferente das demais versões do Polo, que são feitas em São Bernardo do Campo (SP). Hoje, Taubaté é a única fábrica da Volkswagen que ainda não faz um carro com plataforma MQB.
Por lá são produzidos Gol e Voyage, além de ter sido berço do up! por muitos anos. A modernização da fábrica para a produção do Polo Track também facilitará a inserção de outros modelos MQB, como será explicado depois. A nova versão do Polo, diferentemente do que se especulava, no entanto, não terá visual antigo.
O teaser revelado pela Volkswagen mostrou que o modelo já carrega visual reestilizado. Ele tem faróis com parte interna recortada não presente no modelo atual. Além disso, o friso cromado na base da grade frontal é diferente do modelo vendido no Brasil e igual ao que existe na Europa. Há ainda para-choque diferenciado com visual exclusivo.
A princípio, a ideia do Polo Track era que ele se tornasse a versão de entrada do hatch compacto. Ele tomaria assim o lugar de Gol, up! e Fox. Contudo, o Gol sobreviverá mais um tempo e esse Polo com visual aventureiro pode ficar em outra posição dentro do portfólio do modelo. Possivelmente brigando com o Fiat Argo Trekking.
Novo Gol
No comunicado da Volkswagen, a marca reforçou que planeja desenvolver mais produtos nacionais. Isso levanta uma luz sobre modelos abaixo do Polo, que é internacional. A marca diz que vai revelar uma nova família de compactos para o segmento de entrada a partir de 2023. E quem está nesse segmento? Gol e Voyage.
Esse novo Gol 2023 poderá ser várias coisas: um hatch compacto barato ou um SUV subcompacto de entrada. Independentemente da ideia, ele terá plataforma MQB e dividirá a linha de montagem com o Polo Track em Taubaté. É possível que o Voyage não passe dessa geração e que o nome Gol não seja usado no novo modelo, caso vire um SUV.
>>Volkswagen Voyage passa dos R$ 100 mil, Gol está quase lá
>>Novo VW Polo 2022 estreia por R$ 129.500 com motor 1.0 MPI na Europa
>>VW confirma Nivus com motor de up! TSI para brigar com Fiat Pulse 1.3