Destaque

Volkswagen anuncia produção da Kombi GTI: mas esse não será o nome

Oficialmente: Volkswagen ID.Buzz GTX. Mas no coração de todo brasileiro: Volkswagen Kombi GTI (ainda que ela seja totalmente elétrica)

Volkswagen ID.Buzz [divulgação]
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]

Batizada de maneira oficial como Volkswagen ID.Buzz GTX, a nova versão esportiva da versão elétrica da Kombosa foi finalmente anunciada pela marca alemã. Com todo espírito de Kombi GTI, a variante apimentada terá tração integral e a expectativa é de pelo menos 295 cv. Será o Pão de Forma mais rápido da história.

O anúncio foi feito nas entrelinhas de um release em que a Volkswagen anunciava que os modelos ID.4 e ID.5 em suas versões GTX estavam ganhando mais itens de série. A estratégia foi igual a quando a VW anunciou que o Fox havia morrido em uma discreta linha no final de um comunicado sobre aumento de produção do T-Cross no Brasil.

“Continuaremos a expandir a marca [elétricos ID] e oferecer a variante GTS para todos os modelos ID no futuro – do ID.3 até à ID.Buzz” – diz a Volkswagen em seu comunicado.

Kombi
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]
Caso a Kombi elétrica esportiva siga rigorosamente o mesmo conjunto mecânico usado nos ID.4 GTX e ID.5 GTX, ela terá conjunto elétrico composto por dois motores. A combinação do motor traseiro e do dianteiro, além de prover tração nas quatro rodas resultará em 295 cv e 46,9 kgfm de torque. E pensar que a Velha Senhora morreu com 80 cv e 12,7 kgfm.

A ID.Buzz padrão com apenas um motor elétrico tem 204 cv e 31,5 kgfm de torque. Ou seja, a versão GTX deve adicionar 91 cv e subir o torque em 15,4 kgfm. Há chance de ela ser ainda mais potente que os atuais modelos esportivos da linha de elétricos da Volkswagen, visto que rumores apontam para mais de 300 cv.

Volkswagen ID.Buzz [divulgação]
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]
Visualmente serão poucas alterações. Ela deve ganhar novos para-choques com estilo mais esportivos, detalhes em preto pela carroceria e até um discreto aerofólio. Além disso, terá rodas maiores e interior com temática escura. A ID.Buzz padrão já é esperada para o Brasil, mas será que a Volkswagen vai arriscar também com a Kombi elétrica esportiva?

>>Volkswagen pede R$ 280 mil pela versão mais barata da Kombi elétrica

>>Quem precisa da Tarok? Volkswagen quase fez uma Kombi picape elétrica

>>5 vezes que a Volkswagen tentou ressuscitar a Kombi