A Volkswagen Amarok tem ao menos duas gerações sendo comercializadas atualmente. A primeira é fabricada na Argentina e é destinada apenas ao território da América Latina. Já a nova geração é fabrica na África do Sul, junto com a Ford Ranger e chega para Europa, Oceania, África e mais mercados. Contudo, é a primeira quem faz mais sucesso e vende como água, se comparada à nova.
O ano de 2023 foi o primeiro cheio em que as duas Amarok foram vendidas para o público mundial. Dessa forma, a montadora alemã pôde fazer um comparativo de vendas entre as caminhonetes e assim ver qual delas faz mais sucesso. Surpreendentemente, a geração apresentada em 2010, com visual mais datado, tem mecânica mais antiga e menos itens de série é quem mais vendeu e chegou em mais consumidores. Somente no Brasil, o acumulado do ano, o modelo vende 8 mil unidades. Ainda assim, ficou abaixo das vendas da Toyota Hilux.
O sucesso da geração antiga da Volkswagen Amarok, a oferecida atualmente no Brasil, vem da planta de Pacheco, na Argentina. E esse foi um dos fatores que fez a caminhonete vender bastante. Atualmente, essa planta argentina já começou a produzir as primeiras unidades da Amarok reestilizada. A caminhonete com novo visual e mais equipamentos terá o anúncio de lançamento em breve.
Amarok sul-africana ainda é figurante
Por mais que ela seja maior, mais refinada, tenha mais tecnologia embarcada, a Amarok produzida na África do Sul, chegou ao mercado no final de 2022. Desde então, ela apenas aparece na parte de baixo ranking de vendas da sua categoria. Ao longo dos 12 meses de 2023, a caminhonete média sul-africana vendeu 21.800 unidades. Esse número chama atenção, especialmente porque há mais países que a recebem e é menor do que as 44.100 unidades da Amarok feita na Argentina.
Agora, cabe aos brasileiros esperarem pela Volkswagen Amarok reestilizada. A caminhonete média foi apresentada em 2010 e desde então mudou pouco. A sua reestilização terá muitos elementos do modelo atual. Aliás, sua dianteira ficará bem parecida com a da caminhonete compacta, a Saveiro. Seu interior deve receber atualizações significativas e seguir os atuais modelos da marca. A motorização também não deve ser alterada de forma mirabolante. A estreia da caminhonete reestilizada está prevista para acontecer ainda no primeiro semestre de 2024.
Você gosta da Amarok ou prefere suas rivais? Está ansioso pela Amarok reestilizada? Conte nos comentários
>>5 carros que só quem nunca dirigiu, não gosta
>>Ford GT90: o esportivo nunca fabricado e que inspirou o Ka
>>Nascar vai ganhar série no estilo Drive To Survive na Netflix