Destaque

Volkswagen pretende criar sua 13ª marca fatiando a Seat de novo

Hoje com 11 marcas em seu portfólio, Volkswagen já tem nos planos a criação de mais duas montadoras novas, sendo uma um pedaço da Seat

Cupra Tavascan [divulgação]
Cupra Tavascan [divulgação]

Aparentemente controlar 11 marcas e ter participação majoritária na JAC é pouco para a Volkswagen. Prova disso é que o grupo alemão planeja a criação de mais duas novas montadoras dentro de seu guarda-chuva. Uma delas já havia sido anunciada, a Scout, que servirá como Jeep da Alemanha. Já outra, nascerá de mais um desmembramento da Seat.

De acordo com a publicação Automobilwoche, a Volkswagen vai usar do Cupra Tavascan como base para a criação de uma nova montadora na China. A ideia é concorrer com a BYD e vender carros destinados ao público jovem. Só que, dessa vez, a Volkswagen vai tomar um cuidado extra depois do fiasco da marca Jetta.

Criada em 2019, a marca com mesmo nome do sedã médio vendido no Brasil foi estabelecida para vender carros de baixo custo destinados ao público jovem. Em 2021, a Jetta vendeu 178.100 carros, divididos entre os seus três modelos. O que parece bastante, só representa 0,85% das vendas dos carros chineses em 2021. 

Cupra Tavascan [divulgação]
Cupra Tavascan [divulgação]
Existe até mesmo a chance de que a marca Jetta seja descontinuada em favor da nova montadora jovem. Vale lembrar que, hoje, o grupo Volkswagen é formado pela montadora de mesmo nome, Volkswagen Caminhões, Skoda, Seat, Cupra, Audi, Lamborghini, Bentley, Porsche, Jetta e Ducati.

Volkswagen, Seat, Sol e JAC

A Volkswagen também tem 51% da JAC e ajudou a marca chinesa na criação da marca Sol, que depois mudou de nome para Sehol. A Sol/Sehol, que hoje vende carros a combustão da JAC, nasceu com o objetivo de oferecer os modelos da Seat na China. Só que ela iniciou sua vida com um T40 elétrico com traços visuais da Seat.

Cupra Tavascan [divulgação]
Cupra Tavascan [divulgação]
Por alguma razão ainda não explicada, a Volkswagen nunca vendeu os modelos da Seat na China e não vai oferecer também os Cupra. Recordando, a Cupra era a divisão esportiva da Seat, mas foi separada da marca espanhola e tem obtido mais sucesso que sua marca mãe. É difícil entender o motivo pelo qual a Cupra não vai para a China, mas assim quis a VW.

A nova marca ainda não tem nome, mas o SUV cupê elétrico Cupra Tavascan foi o escolhido para dar início a esse novo membro do grupo. Ele conta com motor elétrico traseiro de 282 cv e 55,5 kgfm de torque na versão de entrada ou um motor elétrico em cada eixo resultando em um total de 335 cv e 69,3 kgfm.

>>Seat pode morrer em breve devido ao sucesso da Cupra

>>Volkswagen desiste do Tiguan Allspace em favor de um novo SUV

>>Golf mais potente de todos os tempos tem teaser revelado pela VW