Automobilismo

Verstappen vence GP da Áustria, mas punições roubam a cena 

Verstappen segue dando passos largos rumo ao tricampeonato, mas o destaque foi a quantidade de punições dadas aos pilotos

Verstappen vence mais uma [divulgação]
Verstappen vence mais uma [divulgação]

Max Verstappen teve mais uma atuação impecável nessa temporada. O bicampeão mundial faturou mais uma vitória, vencendo o GP da Áustria na casa da Red Bull, e vê sua liderança na ponta da tabela aumentar cada vez mais. Principalmente porque teve a corrida Sprint no sábado, que também foi vencida pelo piloto.

Com mais esses triunfos, o holandês só perde o título dessa temporada se tiver o maior azar de todos os tempos. É um título ganho, sendo apenas questão de tempo para ser oficializado. Fora isso, o piloto atingiu a vitória de número 42, superando Ayrton Senna e se tornando o quinto maior vencedor de todos os tempos, atrás de Hamilton (103), Schumacher (91), Vettel (53) e Prost (51).

O único momento que Max perdeu a liderança foi quando fez seu pit stop. Como os demais pilotos pararam durante uma intervenção do Safety Car virtual, o holandês não tinha margem suficiente para voltar na ponta depois de sua parada. Entretanto, bastaram poucas voltas para ele superar a dupla da Ferrari e voltar à ponta, de onde não saiu mais.

Verstappen vence mais uma [divulgação]
GP da Áustria [divulgação]

O outro carro da Red Bull teve mais dificuldades. Depois de se classificar apenas na posição número 15, Sergio Pérez precisou fazer uma corrida de recuperação para terminar em terceiro. Leclerc levou a Ferrari à segunda posição, completando o pódio.

No entanto, quem roubou a cena foi o show de punições aplicadas aos pilotos. Ao todo, nove foram punidos, sendo que algumas penalizações só foram feitas horas após o final da corrida, mudando até mesmo algumas posições no grid.

Verstappen vence mais uma [divulgação]
Verstappen vence mais uma [divulgação]

A maioria delas foi por conta dos corredores excederem os limites da pista. Esse tipo de penalização sempre é polêmica, e talvez uma alternativa fosse colocar uma caixa de brita logo depois da zebra, para forçar os pilotos a perderem tempo em caso de erro.

No entanto, como tudo não terás, o jeito é ficar sempre de olho nas notícias pós-corrida, para sabermos se quem ganhou, de fato, venceu. Clique aqui para ver a classificação completa da prova.

>> Mitsubishi tem processo único para fabricação de carros customizados no Brasil

>> 5 carros que as marcas não se importam com eles

>> 5 carros que as marcas não se importam com eles