Só tem ele

Yaris é o único sedã automático por menos R$ 100 mil no Brasil

Ao todo, existem somente sete sedãs à venda no Brasil hoje por menos de R$ 100 mil, mas o Toyota Yaris é o único automático

Toyota Yaris Sedã [divulgação]
Toyota Yaris Sedã [divulgação]

Vivemos em uma época em que R$ 100 mil é o preço de um carro popular. Prova disso, é que só existe um sedã automático por menos de seis dígitos no preço: o Toyota Yaris XL CVT. Qualquer um de seus concorrentes extrapola a faixa dos R$ 100 mil e mostra o quão caro desse segmento se tornou.

Considerando várias versões, hoje existem somente sete sedãs que custam menos de R$ 100 mil no Brasil. Destes, só o Toyota Yaris e o Fiat Cronos tem opção de motor que não seja 1.0 aspirado. Afinal, o restante de todos os seus concorrentes vem com motor 1.0 três cilindros e câmbio manual.

O sedã mais barato do Brasil é justamente o Fiat Cronos 1.0 Drive de R$ 93.990. O modelo, vale lembrar, também é o carro mais lento à venda no país. O sedã da Stellantis aparece mais uma vez na lista dos modelos abaixo de R$ 100 mil, especificamente na versão Drive 1.3 manual de R$ 99.990.

Fiat Cronos Drive [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos Drive [Auto+ / João Brigato]

O preço é o mesmo cobrado pelo Hyundai HB20S Limited Plus, uma versão 1.0 aspirada mais completinha do modelo coreano. Quem quer um HB20 e precisa pagar menos, tem como única alternativa o Comfort Plus de R$ 95.590 – o segundo sedã mais barato do Brasil atualmente.

Por menos de R$ 100 mil, ainda temos Chevrolet Onix Plus 1.0 LT de R$ 99.490 e o esquecido Renault Logan Life 1.0 de R$ 97.010. Para se ter um sedã automático como o Toyota Yaris, é preciso partir para o Fiat Cronos Drive 1.3 CVT de R$ 102.990, ou Chevrolet Onix Turbo Sem Nome Automático de R$ 108.790 ou Nissan Versa Sense CVT de R$ 110.590.

Versa
Nissan Versa Sense 2024 [Divulgação]

Como é esse Yaris sedã?

O curioso é como a Toyota conseguiu manter o preço do Yaris sedã tão barato frente aos rivais. Ele indiretamente assumiu o lugar do Etios como carro de entrada verdadeiramente focado em preço dentro da marca. Mesmo sendo automático e com motor 1.5 aspirado, é mais barato que muito sedã 1.0 manual.

Debaixo do capô reside um motor quatro cilindros aspirado de 110 cv cv e 14,9 kgfm de torque ligado a um câmbio CVT de sete marchas. Com essa configuração, o Yaris sedã faz de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos. Na cidade, marca 9,2 km/l com etanol e 12,7 km/l na gasolina. Já na estrada são 10,6 km/l e 14,9 km/l, respectivamente.

Toyota Yaris Sedã [divulgação]

De série, o Toyota Yaris XS conta com central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, comandos de som no volante, ar-condicionado, seis airbags, assistente de partida em rampa, direção elétrica com ajuste de altura, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas e chave do tipo canivete. 

Dentre todos os sedãs à venda no Brasil: qual você teria? Conte nos comentários.