
Crise financeira, falta de componentes, coronavírus, fábricas fechando e o fim das restrições de preço baixo para PCD fizeram o ano de 2021 ser cruel com o preço dos carros. Há tempos os brasileiros reclamam que comprar carros no nosso país é custoso, mas nada se compara ao que aconteceu no ano passado.
Prova disso, é que diversos carros tiveram aumentos de mais de 30% em seu valor do começo para o final do ano. Em um levantamento exclusivo feito pela Jato Dynamics a pedido do Auto+, descobrimos quais foram os carros que mais encareceram em 2021. O campeão foi o Volkswagen T-Cross Sense.
Para criar o ranking, comparamos o preço dos carros na primeira semana de janeiro de 2021 com a última semana de dezembro do mesmo ano. Modelos com mudanças de geração foram descartados, mas aqueles que foram reestilizados ou até trocaram de versões, foram agrupados por equivalência.
Para ser mais justo, o top 10 foi elencado pela porcentagem de aumento. Afinal, subir R$ 100 mil no preço de um modelo de R$ 1 milhão é pouco relevante perto de carros de R$ 70 mil encarecendo R$ 30 mil em um ano.
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Volkswagen T-Cross Sense

Como no início de 2021 a lei ainda determinava que para ter todos os incentivos fiscais para PCD era preciso que o carro custasse até R$ 69.990, o Volkswagen T-Cross Sense não passava desse valor. Contudo, doze meses depois e com um forte aumento de 48%, ele terminou o ano custando R$ 103.550. Pelo menos ficou mais equipado.
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Nissan Kicks Active
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Mercedes-Benz AMG GT
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Fiat Uno Attractive, Chevrolet Spin LS e Mercedes-AMG E 63 S
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Ford Ranger XL Chassi-cabine e Renault Captur Iconic
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Nissan Leaf Tekna

Carros elétricos são todos importados para o Brasil. Isso faz com que eles sejam muito suscetíveis às altas do dólar. No caso do Nissan Leaf, o preço saltou 33% em um ano, indo de R$ 220.000 para R$ 293.790. Ao menos não rompeu (ainda) a barreira dos R$ 300 mil.
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Toyota Yaris Sedã XL Live, Hyundai Tucson GLS, Land Rover Discovery D300 SE e Kia Cerato EX

Quatro carros absolutamente diferentes ficaram 33% mais caros entre o início e o fim de 2021. O Yaris Sedã XL Live (de R$ 69.990 para R$ 93.090) encareceu R$ 23.100, enquanto o Tucson GLS (de R$ 151.990 para R$ 201.990) recebeu aumento de R$ 50 mil, o Discovery D300 SE (de R$ 476.950 para R$ 632.950) subiu R$ 156.000 e o Kia Cerato EX (de R$ 94.990 para R$ 125.990) acrescentou R$ 31 mil à conta.
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Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S

Com reajuste pesado de 32%, o Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S rompeu a barreira dos R$ 200 mil por conta dos R$ 54 mil extras na conta. Começou o ano passado custando R$ 170.990 e fechou 2021 por R$ 224.990.
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Fiat Strada Endurance Cabine Simples e Fiat Grand Siena 1.0
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Hyundai Tucson Limited, Toyota SW4 Diamond, Hyundai ix35 GL e mais 5 modelos
Fiat Grand Siena faz outra aparição por aqui com reajuste de R$ 57.390 para R$ 74.690 na versão 1.4 Fire. Também com segunda chance na lista, o Hyundai Tucson, agora na versão Limited, subiu de R$ 171.900 para R$ 223.990.
Já Toyota SW4 Diamond, Volkswagen Gol 1.6 MSI Automático e Hyundai ix35 GL aparecem pela primeira vez para fechar o top 10. O SW4 custava R$ 312.190 e foi a R$ 406.790. Já o Gol saia por R$ 66.050 e chegou a R$ 85.790. Por fim, o ix35 era vendido a R$ 118.200 e depois foi remarcado para R$ 153.990.
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