Vendas e Preços

Volvo abandona marca para focar em sua linha

Para focar melhor em seu portfólio e se tornar 100% eletrificada até 2030, a Volvo já não tem mais tanto controle da Polestar

Volvo EC40 Black Edition [divulgação]
Volvo EC40 Black Edition [divulgação]

Com o intuito de investir pesado em sua futura trajetória e desenvolver novos projetos, a Volvo revelou que vai reduzir bastante sua participação como acionista da Polestar. As marcas que são cuidadas pela Geely, agora seguirão caminhos mais diferentes. Por sorte, a marca sueca vai embolsar uma bolada de mais de US$ 920 milhões.

Até então, a marca dona do SUV EX30 era dona de 62,7% das ações da Polestar. Todavia, desde o início do mês já cogitava vender o máximo que puder da sua participação. Após toda a transição ser feita, a Volvo vai receber aproximadamente R$ 4 trihões. Mesmo com toda essa venda, a montadora sueca terá apenas 18% de ações ainda guardadas. Um dos motivos para haver esta venda, é que os executivos da fabricante sueca viram que a manutenção dessas ações impedia a marca de ter recursos suficientes para seu futuro.

Desse modo, a grande maioria das ações da Polestar que eram da Volvo, serão repassadas para a Geely Holding. Será ela quem dará o maior apoio operacional e financeiro daqui em diante. Por sua vez, a montadora dona de modelos como o EC40, vai apostar todas as fichas e os milhões de dólares em seus futuros projetos para deixar seu portfólio composto apenas por carros eletrificados até 2030.

Volvo
Volvo EX90 e Polestar 3 [Carscoops/ Reprodução]

Não é um adeus definitivo

Depois do anúncio, o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, declarou que mesmo que a parceria entre a Volvo e sua marca tenha diminuído, esta transação permite a chegada de novos acionistas. Além disso, ficar sob os cuidados da Geely, fará com que a jornada de independência da montadora fique mais perto de ser concluída. Todavia, elas não romperam de vez e seguirão 100% afastadas.

A Volvo continuará a dar o suporte necessário em quesitos como colaboração comercial e até de pós-venda. Alguns termos de contrato dessas questões foram prorrogados até o final de 2028. Agora, cada uma está focada em seu próprio catálogo. A fabricante sueca matou o sobrenome Recharge em seus carros e já projeta novidades. Por sua vez, a Polestar cuida em detalhes dos seus novos SUVs 3 e 4.

Polestar 4
Polestar 4 [Divulgação]
Você sabia que essas montadoras eram grandes parceiras? Conte nos comentários

>>Honda Accord: o melhor carro que ninguém lembra | Avaliação

>>Honda CR-V volta ao Brasil híbrido por R$ 352.900

>>CAOA Chery Tiggo 7 Sport é o SUV médio mais barato do Brasil