O novo Volkswagen Tiguan Allspace está rodeando o mercado brasileiro há algum tempo, mas pode ser que ele não seja lançado aqui. Pelo menos por enquanto. Um executivo da marca disse que o modelo é testado no Brasil, mas enfrenta algumas dificuldades.
A Argentina acaba de receber o Tiguan Allspace atualizado, mas aparentemente o nosso mercado terá que esperar ainda mais. Por aqui o modelo saiu de linha no final de 2021 sem deixar um sucessor claro, já que o Taos não atua exatamente no mesmo segmento por não ter motor 2.0 turbo e sete lugares.
Segundo informações dos parceiros do site Motor1, um executivo da Volkswagen comentou que o SUV está sendo testado no Brasil, mas que o processo é mais complicado do que nós imaginamos.
Novo Tiguan Allspace vem ou não?
Provavelmente ele virá ao mercado brasileiro, mas a grande dúvida é quando isso acontecerá. Para se ter ideia, o executivo comentou que o novo Tiguan nem faz parte do plano de 15 modelos que já estão programados para o Brasil até 2025.
Essa incerteza da própria Volkswagen mostra que talvez tenhamos que esperar ainda mais pelo modelo. Até o Jetta GLI foi citado como exemplo na conversa, já que o sedã médio precisou receber importantes atualizações no conjunto mecânico para se adequar às normas do Proconve L7.
Somente à gasolina ou híbrido?
Rumores comentam até sobre uma configuração híbrida do modelo em território brasileiro, mas se nem mesmo a versão convencional foi confirmada pela marca, as chances não são muito altas de vermos um powertrain (conjunto mecânico) híbrido tão cedo.
Quando vendido por aqui, o Tiguan Allspace dispunha da mesma motorização do Taos. As duas versões de entrada contemplavam o 1.4 250TSI (150 cv e 25,5 kgfm) e a transmissão automática convencional de 6 velocidades. Já a mais cara R-Line, que sobreviveu por mais tempo, utilizava o 2.0 350TSI de até 220 cv e 35,7 kgfm.
Trabalhando em conjunto com esse motor havia a transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 velocidades, com nome de DSG. A tração integral 4Motion com distribuição automática também fazia parte do pacote do Tiguan Allspace R-Line.
Com exceção da tração nas quatro rodas, basicamente o mesmo conjunto mecânico é visto hoje no Jetta GLI. Por mais que essas alterações ainda precisem ser feitas no SUV para se adequar às normas de emissões, é mais simples fazê-las do que trazer uma versão híbrida totalmente nova.
Testes com um sistema flex também são realizados pela Volkswagen, mas além de todo esse trâmite, ainda existe uma outra questão. A Europa deve receber uma nova geração do modelo em 2026, então caso muito tempo se passe, o SUV de sete lugares já chegaria ao Brasil prestes a ficar defasado.
A verdade é que o novo Tiguan Allspace está em uma situação bem complicada e pode até mesmo não vir para o nosso mercado caso os custos sejam muito altos. Vale lembrar também que embora existam clientes esperando pelo modelo, talvez o volume de vendas tenha que ser muito alto para justificar o investimento.
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