Depois de vários meses vendendo pouco, o Volkswagen Polo ganhou mais notoriedade no mercado com a chegada da reestilização, e posteriormente, da versão de entrada Track. Apesar disso, mesmo com um bom número de vendas, sua produção será drasticamente reduzida, marcando a interrupção do segundo turno na fábrica de Taubaté (SP).
A montadora de origem alemã anunciou recentemente que um dos turnos de produção em Taubaté, no interior de São Paulo, entrará em regime de layoff (suspensão temporária dos contratos). Lá é produzida somente a versão Track do Volkswagen Polo, que então terá sua fabricação reduzida para somente um turno.
Por que a produção do Volkswagen Polo será reduzida?
“A fábrica de veículos de Taubaté, SP, terá um turno de produção em layoff, a partir de 1º de junho, de dois a cinco meses. A ferramenta de flexibilização está prevista em acordo coletivo firmado com o sindicato e colaboradores da VW”, comunicou a marca. De acordo com o Sindicato Dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau), cerca de 800 funcionários serão afetados com a redução de trabalho na planta da empresa.
Embora não informado pela Volkswagen, o sindicato diz que a suspensão do segundo turno se deve ao fato de que há uma queda nas vendas de carros no Brasil, intensificada pela alta dos juros que dificultam o financiamento.
Apesar de não ter confirmado exatamente o tempo de layoff que será adotado na planta industrial da Volkswagen, a atual lei brasileira obriga que o regime de layoff seja aplicado no máximo durante cinco meses. Dessa forma, a suspensão do segundo turno pode se estender até o início de novembro de 2023.
Problema de produção não é novidade
Cerca de somente um mês após ser lançado no mercado brasileiro, a montadora suspendeu a produção do Polo Track durante 10 dias. Na ocasião a VW culpou a escassez de semicondutores e outros componentes fundamentais para a produção do modelo. Conforme mostramos aqui no Auto+, a Volkswagen também anunciou recentemente uma redução na linha de produção do T-Cross.
>> Novo Volkswagen T-Cross 2024 está pronto e roda com pouco disfarce